Quando você tira um empréstimo, está concordando com seus diversos pontos. Você está concordando em pagar o valor que você empresta, bem como quaisquer outras taxas e juros que o acompanham. Saiba mais sobre o sistema de amortização.
A amortização é simplesmente o processo de pagamento de sua dívida ao longo do tempo através de pagamentos regulares e fixos.
Com um empréstimo amortizante – como uma hipoteca, por exemplo – muitos dos seus pagamentos no início do prazo do empréstimo irão pedir o pagamento de juros.
À medida que o empréstimo progride e você efetua os seus pagamentos, você perceberá que, até o final do prazo de pagamento, você terá pagado o valor total que você solicitou além de todos os juros associados a esse empréstimo.
Tipos de amortização
Existem 3 principais tipos de amortização dentro do sistema de amortização, que são: o Sistema Price, o Sacre e o Sac. Todos esses três são englobados pelas prestações. Saiba mais sobre cada um deles!
- Prestações: o termo prestações induz que o empréstimo é reembolsado em quantidades parciais e em intervalos regulares.
O fardo imposto pela dívida e o interesse por ela das instituições a receber é menor com este modelo, o que dá aos compradores de imóveis o sentimento subjetivo de uma dívida pendente aparentemente menor.
- Sistema Price: sendo o sistema mais popular em todo mundo, o Sistema Price tem decaído a cada dia no país. Nesse estilo de amortização, os juros decrescem constantemente, enquanto seus valores são fixos.
Porém, as amortizações são crescem continuamente. Assim, é possível compensar a diferença dos juros menores. Com o tempo, indexações foram criadas e colocadas em uma tabela, chamada de tabela Price.
Para conseguir usar o sistema Price com segurança, é necessário fazer um planejamento financeiro que permita a eficácia do pagamento durante o período de cobrança, visto que as parcelas são fixas.
- Sac: esse sistema conta com amortizações constantes, sendo, nesse caso, a variação advinda dos juros. O valor das prestações vai, portanto, sempre diminuindo.
Uma vez que o pagamento feito no começo do processo é maior, ao fim do vencimento o valor desembolsado é bem menor. Esse estilo de pagamento também promove maior segurança para quem paga!
- Sacre: esses estilo de pagamento é a união dos dois primeiros apresentados no sistema de amortização. Portanto, o valor das prestações sobem para depois decair.
Porém, a prestação inicial é geralmente muito alta, demandando alto planejamento financeiro. Aqui, são os juros que caem enquanto a amortização vai subindo. A inadimplência encontrada é significantemente menor.