O que é decoração?
Decorar implica o planejamento de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais. Em outras palavras, decorar é “ordenar” os espaços, sempre combinando elementos, para que o efeito alcançado seja bonito e prático. Outra definição que anda lado a lado na hora de decorar é estilo.
Embora esse não seja um conceito rigidamente fechado, normalmente se utiliza o termo estilo para designar um conjunto de características inerentes à determinada época, elementos ou cultura que se pretende usar como referência para a decoração de um ambiente. Abaixo apresentamos quais as principais características dos principais estilos de decoração.
Tradicional / Clássico
Móveis em madeira, entalhados e de grande porte são característicos desse estilo. Os tecidos são estampados e mais encorpados, como sanca, chenille, veludo e linho.
Papel de parede e tintas nas cores azul-marinho, verde esmeralda e bourdeaux são ideais. Os projetos abusam de simetria e linhas sinuosas.
Rústico
Todos os elementos remetem a uma atmosfera campestre. Por isso, a madeira ganha sempre destaque.
Os tecidos mais indicados são o couro e o linho. Os acessórios podem ser de vidro, pedra e aço. Os tons terrosos são os mais indicados para “colorir” as paredes.
Retrô
Esse estilo é caracterizado por ser uma releitura de “tendências” que fizeram sucesso há no mínimo vinte anos. Para isso, elementos que remetam às décadas de 50, 60 e, sobretudo, 80 são essenciais.
As cores são fortes, como roxo, púrpuro e vermelho. Não há limites para a escolha dos tecidos e matérias primas dos móveis e acessórios. Chão quadriculado é o ápice dessa decoração.
Contemporâneo / Moderno
Ser básico é a principal característica desse estilo. As cores neutras, como branco, cinza e preto, aparecem em tecidos lisos.
Os móveis são compactos e em linhas retas. Os acessórios são em acrílico e gesso, e sem detalhes.