Se você tem um site, mas ainda não consegue muitas visitas e conversões, um dos motivos principais pode ser a ausência de conteúdo relevante, que passou a ser recentemente fator primordial para obter bons resultados nos mecanismos de busca e para cativar um público maior. A solução existe e se chama blog.
Criar um blog não é uma tarefa das mais difíceis. No entanto, mantê-lo e fazer com que ele se torne um espaço de referência para outros corretores e possíveis clientes, demanda tempo e dedicação.
O primeiro passo, para fortalecer este espaço é produzir e divulgar conteúdo próprio. Muitos corretores e outros profissionais, no desejo de ver seu site com volume grande de informações, acabam por republicar conteúdo de outros portais, sites e blogs. Isso não é necessariamente um erro, no entanto, o seu blog deve ter a sua imagem, a sua voz e a sua opinião. E criar seus próprios textos, notícias ou artigos é uma das melhores maneiras de se fazer conhecer.
A identidade de um blog é alcançada graças à abordagem e postagens relacionadas ao seu nicho de atuação. As temáticas voltadas ao mercado imobiliário, portanto, devem ter prioridade. E apenas para garantir novidades e a descontração, típicas em blogs, publicações mais divertidas são permitidas sempre que for pertinente. Imagens e vídeos também são bem-vindos e deixam qualquer conteúdo mais incrementado.
Outro detalhe importante é focar na relevância. Para tanto, faz-se necessário estudar o seu público, saber quais são seus interesses e, sobretudo, seu perfil. Com base nessas informações, será possível criar conteúdos que sejam, de fato, relevantes para seus leitores.
A concisão textual também deve fazer parte das postagens. Nesse sentido, procure escrever textos mais curtos e claros. A internet é imediatista e, sendo assim, o internauta quer a informação, o mais acessível e clara possível. Tente resumir as ideias e use tópicos, quando houver necessidade de usar mais palavras. Assim, o leitor consegue identificar onde está a informação que ele procura.
Para otimizar seu blog, use as palavras-chave voltadas ao nicho e que os usuários usam para fazer pesquisas pelos buscadores, como o Google, por exemplo. Incluir palavras-chaves diretamente relacionadas ao seu trabalho é uma das melhores maneiras de ser encontrado. Para tanto, use ferramentas como as disponibilizadas pelo Google Adwords.
Ainda na parte de otimização, crie listas e seções, classificando e categorizando os textos e conteúdos de acordo com o tema, para ajudar o usuário a chegar no que ele procura, deixando o seu blog mais usual.
Outro dos maiores segredos para um blog de sucesso é mantê-lo atualizado, não só com postagens frequentes (recomenda-se, no mínimo, uma publicação por semana). É importante também acompanhar as tendências de mercado, para que seja possível oferecer novidades aos seus leitores, mantendo-os a par do que acontece no ramo imobiliário.
Por fim e não menos importante, foque em relacionamentos, que é a chave para obter êxito na internet e mídias sociais. Para tanto, permita que seus textos sejam comentados, responda prontamente questionamentos, crie enquetes e permita que seus leitores interajam. Ainda nesse sentido, é preciso criar relações com outros blogs igualmente importantes em seu nicho, já que a troca de links favorece a todos.
[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]