O Facebook é a principal rede social da atualidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia, em parceria com a M. Sense, 72% dos internautas brasileiros acessam o site pelo menos uma vez por dia.
Além de trocarem informações com os seus amigos, compartilharem fotos e vídeos, os usuários também acessam a rede para se relacionar com marcas, empresas e lojas. Este cenário, portanto, evidencia a importância de ter uma página profissional, que, no Facebook, é conhecida como Fan Page.
O primeiro passo é ter um perfil nesta rede social. Vale lembrar que as diretrizes do site permitem a criação de perfis comuns apenas para pessoas físicas, enquanto orientam que pessoas jurídicas, com o objetivo de divulgar a sua marca, produtos e serviços, criem uma página de fãs. Dessa forma, empresas dos mais variados ramos podem aproveitar as vantagens que a rede social proporciona para o marketing digital.
A criação de uma Fã Page, pode ser dividida em duas etapas principais: escolha de categoria e configuração da página. Vejamos o que cada fase inclui, conforme as informações abaixo.
Escolha uma categoria
O primeiro passo é informar o tipo de negócio com o qual você ou sua empresa trabalha. As categorias são:
– Negócios locais, usadas para designar estabelecimentos comerciais como padarias, cafés, lanchonetes, restaurantes, bares e afins. Esta categoria permite que as pessoas marquem sua empresa para indicar que está ali, o que gera publicidade gratuita;
– Empresa, organização ou instituição, que serve para a maioria das instituições como agências de publicidade, turismo, engenharia, imobiliárias, consultorias, entre outras;
– Marca ou produto, usada para divulgar produtos ou marcas específicas, geralmente de roupas, bebidas e calçados, por exemplo;
– Artista, banda ou figura pública, destinada a pessoas famosas ou influentes de alguma maneira em sua área. Um corretor imobiliário conhecido no ramo pode criar uma página para si, sem problemas;
– Entretenimento, categoria usada para divulgar ações, eventos, shows, filmes, músicas, por exemplo;
– Causa ou comunidade, como o nome indica, tem como objetivo divulgar uma causa como “vacinação contra a rubéola” ou outras campanhas de conscientização.
Após decidir qual a categoria, preencha o campo com o nome, aceite os termos e clique no botão começar.
Configuração da página
A primeira parte desta etapa é inserir uma imagem, que será a ‘cara’ da sua Fan Page. Por isso, escolha uma foto que represente os seus serviços e que tenha boa qualidade.
Em seguida, será necessário fornecer algumas informações básicas, como localização, história da empresa, ramo de atuação, descrição de serviços. Para deixar a sua página o mais completa possível, faça uma pequena descrição de sua empresa, fornecendo todos os detalhes para que o internauta possa facilmente identificar os seus diferenciais. Deixe visível o endereço de seu site, bem como outros dados de contato.
Depois disso, basta curtir a sua página (com o seu perfil pessoal) e enviar convites para que seus contatos, tanto do Facebook quanto de e-mail, também o façam.
Para que todos os benefícios de uma Fan Page sejam aproveitados, mantenha sua página atualizada, compartilhando informações e imagens relacionadas ao nicho, bem como interagindo com o seu público que, neste caso, é composto pelas pessoas que curtiram a sua page.
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