O marketing digital permite muitos tipos de ações por sua grande abrangência em recursos e público. Preparamos uma seleção de cases de sucesso que podem servir de inspiração ou sinal de alerta para o marketing de construtoras
Com facilidade em criar e divulgar ações digitais, há negócios, hoje, que ganharam reconhecimento com boas empreitadas no mundo online, seja com ativações 100% digitais ou que transitam entre a internet e a vida fora da rede. Existem, inclusive, muitos cases no próprio mercado imobiliário que podem servir como inspiração.
Quer saber como criar uma ação digital impactante para seu negócio e aproveitar as boas ideias da concorrência para seus insights? Confira este artigo e comece agora mesmo a colocar o melhor do lado digital da sua empresa em prática!
Como tornar uma ação um case de sucesso?
Uma boa ação de marketing digital passa, primeiramente, por um planejamento cuidadoso.
É necessário pensar nos detalhes e entender, realmente, como e porquê, em quanto tempo, quais as metas, entre outros pontos. O ideal é ter tudo em mente para trabalhar os passos principais de maneira assertiva, e só realizar mudanças se for realmente necessário.
Além disso, uma ação bem planejada deve contemplar custos de contratação de serviços ou pessoas, mas sempre pensando no ROI, afinal não adianta gastar milhares de reais em uma ativação e não ter lucro.
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Veja abaixo um roteiro com alguns pontos que merecem seu cuidado ao planejar sua ação:
1. Estabeleça um objetivo
Nenhuma ação pode ser planejada sem um objetivo final. Engajamento, vendas diretas, reconhecimento de marca, aumento de seguidores e geração de leads são alguns . deles, mas isso dependerá muito das necessidades da sua empresa.
Tenha em mente que nem sempre o objetivo é vender, então, você pode criar ideias para, simplesmente, conseguir mais fãs em sua página no Facebook, ou mais seguidores no Instagram, para então fazer uma outra ação, já com esse público conquistado, que tenha como objetivo gerar leads ou garantir mais vendas.
2. Conheça seu público
Nenhuma ação se torna case de sucesso sem reconhecimento positivo do público, ou seja, se você não faz ideia de quem são seus seguidores ou do que eles esperam, esse não é o melhor momento para uma ação.
Estude o comportamento de seus seguidores com postagens sobre temas diferentes, com artes e horários distintos, para aos poucos entender quem são eles. Pense, por exemplo, que se o seu público não costuma comentar em postagens, uma ação que envolva interações pode não ser a melhor ideia, a não ser que seu objetivo seja unicamente tentar mudar esse comportamento para engajar mais.
Agora, se perceber que seus seguidores gostam de artes mais coloridas e despojadas, fazer uma parceria com um artista plástico, trazendo postagens sobre lançamentos que estejam de acordo com o gosto do público mapeado, pode ser uma boa ideia para gerar interesse.
Questões culturais também entram fortemente aqui! Cuidado com o que divulga, sempre. Lembre-se que entre países, estados e até cidades podem existir grandes diferenças de pensamento e aceitação de um ou outro comportamento, ok? Pesquise antes. Muito!
3. Trabalhe o storytelling
Depois de entender os gostos do seu público e traçar um planejamento objetivo para a ação, é hora de começar a criar. Essa parte é de extrema importância e demanda, provavelmente, a maior parcela de esforço da equipe responsável.
Primeiramente, saiba que a sua ação como um todo precisa contar uma história. A isso é dado o nome de storytelling e, hoje, esse é um dos aspectos mais importantes de qualquer ativação publicitária. Afinal, se não houver o que contar e forem só anúncios soltos por aí, qual o interesse o público terá?
Imagine, por exemplo, os books que você faz para os empreendimentos e lançamentos. O conceito por trás deles ditam todo o processo de desenvolvimento das estratégias de divulgação e vendas, certo? O mesmo deve existir para qualquer ação online.
Lembre-se: a emoção é um dos gatilhos principais para uma compra. Por isso você deve trabalhá-la sempre! Um exemplo simples: você diria para uma família comprar um apartamento que sua construtora ou incorporadora está vendendo por ele ter um jardim lindo e extenso? Ou você diria que ali, poderão aproveitar momentos próximos à natureza, mesmo em meio ao caos da cidade grande?
Percebe a diferença? Você toca no ponto que todo mundo quer: tranquilidade em casa, longe da loucura dos dias na cidade, com trânsito, aglomerações, etc.
4. Decida por onde fará a divulgação
Com objetivos definidos e o bom entendimento de seu público, você conseguiu criar uma história legal e já sabe como irá trabalhar sua ação. Agora, onde divulgá-la?
Não há exatamente um ponto determinante aqui, a não ser que a sua ação tenha um objetivo direcionado especificamente para uma ou outra rede social. Porém, você deve fazer o melhor para aproveitar o que tem. Se o foco de sua ação são imagens interessantes, o Instagram e o Facebook podem ser as melhores fontes de divulgação, certo? Se forem vídeos curtos, vale a mesma premissa (não esqueça dos stories)!
Entretanto, se for uma ação para conseguir parcerias comerciais, o LinkedIn provavelmente é o caminho mais assertivo. Agora, se o foco é conteúdo e buscar um lead mais preparado para compra, (como é o caso de alguém no meio/fundo do funil de vendas), e-mail marketing é a escolha que pode lhe trazer mais resultados.
Some todos os fatores, crie uma linha de divulgação e teste. Se não funcionar, aprenda o que deu errado e faça as alterações necessárias nessa campanha ou na próxima.
Ou você ganha, ou você aprende!
Pense também nos posts patrocinados e em mídia paga. Às vezes os melhores canais de divulgação para uma ação que não é direcionada por patrocínio não são os mesmos que aquelas planejadas para serem impulsionadas.
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Cases de sucesso do mercado imobiliário
Agora que você já está um pouco mais preparado para planejar suas próximas ações, confira alguns cases de sucesso do mercado imobiliário que deram o que falar nas mídias.
A gruta ama você – Humberto Lôbo
O bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, está localizado em uma região nobre da cidade. Entretanto, seus moradores sofrem um pouco com a falta de lembranças a respeito de suas histórias.
A construtora identificou isso e, no momento de lançar seu próximo empreendimento, tentou reforçar o amor dos moradores pelo bairro, convidando-os para contar histórias e registrar depoimentos a respeito do local onde vivem (lembra do storytelling que mencionamos?), com o título “A Gruta ama Você”.
Mais de sete mil pessoas participaram daquele que foi o primeiro case de storytelling de Alagoas, e a ação saiu do digital, com distribuição de adesivos e material com conteúdos sobre a Gruta de Lourdes.
“Eu odeio pagar aluguel” – MRV Engenharia
A MRV, cliente do Agente Imóvel, foi a fundo na cultura popular para trazer a campanha “Eu odeio pagar aluguel”, cujo personagem principal foi o Seu Madruga, eternizado na mente de todos que já pararam para assistir o seriado mexicano “Chaves”.
O foco principal era incentivar o público a comprar o primeiro imóvel, mas o direcionamento também foi para o engajamento, estimulando o público a interagir nas redes sociais.
Foram feitos outdoors e o site foi todo reformulado com um novo domínio: “euodeiopagaraluguel.com.br”, além da identidade visual de todas as postagens da MRV, que traziam o personagem em momentos divertidos com influências dos memes da internet.
Na página da ação, a construtora e incorporadora oferecia razões pelas quais seria vantajoso para os leitores deixar de pagar aluguel e comprar seu imóvel próprio.
Mochileiro do Bairro – CDT Incorporações
A CDT, do Ceará, trouxe um dos cases de sucesso mais complexos do estado até então.
Para divulgar um empreendimento que seria lançado em Maraponga, um bairro de Fortaleza, a empresa produziu uma websérie chamada “Mochileiro do Bairro”, que mostrava curiosidades, histórias e informações interessantes sobre o local, tudo em formato de “selfie”, com um personagem específico.
Entretanto, o detalhe principal é o fato de que em momento algum a empresa disse que se tratava de conteúdo publicitário, e revelou isso somente no último vídeo da série. Dessa maneira, o público foi fisgado sem saber que aquilo era um conteúdo de divulgação de um produto, o que poderia levá-los a desistir de acompanhar.
Os resultados foram muito expressivos, com mais de 1,3 milhão de impressões e 19 mil visualizações no Youtube. Foram mais de 300 mil pessoas alcançadas no Facebook. Isso rendeu à empresa o prêmio de Melhor Ação de Mídias Sociais do ano de 2014.
Gostou dos cases? Confira mais dicas de como se destacar usando estratégias de marketing digital AQUI.