Índice
Você sabia que o setor imobiliário apresenta um rendimento médio maior do que o CDB e a poupança? É o que mostra a pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que diz que, entre 2009 e 2019, o segmento teve retornos de 15,3%. Por conta disso, muitos investidores estão buscam imóveis na planta para multiplicar seu capital financeiro.
Continue lendo esse post do Agente Imóvel para entender como funciona e quais as vantagens de investimentos imobiliários desse tipo.
Quais as vantagens de comprar apartamento na planta?
O principal ponto de diferença em relação ao já pronto para morar é que, com
imóveis em lançamento, é preciso lidar diretamente com a empresa responsável pela incorporação e construção das unidades, e não com algum proprietário. Aqui no Agente Imóvel facilitamos esse contato sem custos extras.
Depois do registro no cartório, a Construtora tem viabilidade legal para começar a comercialização dos imóveis na planta. Junto ao contrato oferecido aos compradores, é preciso oferecer garantias de datas, com um prazo para o início e término das obras.
Apesar da espera de anos, os investidores em imóveis preferem essa modalidade ao invés de comprar um espaço já pronto — afinal, são muitas as vantagens que vêm junto a esse tipo de negociação.
Confira os benefícios de comprar apartamento na planta!
1. Melhores condições de pagamento em imóveis na planta
A primeira grande vantagem diz respeito às condições de pagamento. Direto na planta, é possível fazer uma negociação de entrada com um valor bem mais baixo, já que a burocracia de lidar com a Construtora é menor que a de conversar com um proprietário.
A entrada de imóveis na planta geralmente é 30% do valor do imóvel, porém o comprador por parcelar esse valor durante o período de obras, até a entrega do empreendimento. Ou seja, ele pode ter até uns 3 anos para quitar essa etapa.
Os demais 70% serão quitados também de forma parcelada durante os anos do financiamento. Com esse tipo de planejamento, há menos riscos de inadimplências e taxas.
No caso de imóveis prontos para morar, é exigido 20% de seu valor no ato da compra, e não há como parcelar até a entrega de chaves, pois as mesmas são dadas na assinatura do contrato.
2. Personalização
Um apartamento não é somente um local para morar, mas também um espaço de aconchego que merece ter a cara de quem ali vive. Em imóveis mais antigos é comum ter limitações para reformas e modificações que envolvam a estrutura do local.
A grande vantagem de comprar imóveis na planta é a facilidade para personalizar o local antes mesmo de se mudar para lá. Reformas na cozinha, ampliação de sala, piso e pintura geralmente são opções que a própria construtora oferece.
Um exemplo comum é: em um apartamento pronto, quando se solicita a instalação de ar-condicionado geralmente não há espaços para condensadora e ela acaba ficando na fachada. Em casos de imóveis novos, é possível entrar em contato com a equipe técnica antes do fim das obras solicitando alterações no projeto.
3. Instalações modernas
Outra vantagem de comprar apartamento na planta é que as instalações estarão novas. Isso significa que dificilmente haverá problemas na parte elétrica, hidráulica ou estrutural, como ocorre em edifícios antigos.
Além disso, a área comum é muito mais moderna. Cada vez mais as construtoras se preocupam em criar espaços de lazer mais versáteis e completos, de modo que prédios mais velhos podem não ter tantas vantagens assim. Coworking, lavanderia, serviços pay per use, parcerias com aplicativos de mobilidade e alimentação são as novas apostas desse mercado.
4. Menores custos para morar
Quando um edifício não precisa passar por reparos periódicos nas áreas comuns, o valor do condomínio costuma ser mais convidativo.
Devido às instalações modernas (mencionada no item anterior) reparos e reformas não recorrentes e tais alterações são pagas pelo moradores.
Isso é um ótimo ponto de valorização do espaço, já que, pensando a longo prazo, os gastos com o apartamento também serão menores em relação a edifícios mais antigos.
5. Imóveis na planta são mais seguros
Uma residência já usada pode estar escondendo problemas como infiltrações, infestação de pestes ou falha em tubulações, por exemplo. E, se for o caso, será preciso desembolsar os custos para consertos após a compra. Ou seja: adquirir um apartamento diretamente com a construtora ao invés de um proprietário significa não apenas menor burocracia na documentação, mas também menos problemas para fechar um bom negócio.
Sem falar do aumento dos índices de violência nas grandes cidades. A segurança residencial é uma preocupação constante e faz com que a população busque cada vez mais um lar que esteja menos propenso a receber invasores.
Em edifícios mais antigos, além não possui sistemas de proteção, há uma desvalorização quanto a função do porteiro. Muitos trocam pela versão eletrônica para baratear custos de condomínio, porém além de comprometer a proteção do imóvel, o recebimento de encomendas fica a cargo do moradores.
Hoje nos lançamentos imobiliários há uma preocupação com praticidade, garantindo além do sistemas de proteção, um profissional 24h na portaria.
6. Alta liquidez
Segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o valor de compra de um imóvel na planta pode ter um aumento de até 15% em apenas um ano depois de pronto. E esse é um dos motivos pelos quais os investimentos imobiliários são considerados altamente rentáveis.
Porém é importante que o empreendimento tenha alguns pontos essenciais:
- Boa localização: Próximo de estações de metrô, trens e terminais de ônibus. Além de fácil acesso à avenidas principais.
- Tipologias mais procuradas para locação: Apartamentos versáteis e modernos com 1 ou 2 dormitórios.
- Próximo de regiões com grande circulação de pessoas: Residências próximas ao centro de cidades, faculdades, hospitais e área comerciais são as mais buscadas.
E ainda é muito improvável que o dono perca o apartamento no decorrer dos anos, uma vez que somente em casos muitos isolados se confisca um bem imóvel no Brasil.
7. Alta rentabilidade para locação
Investir para a alugar é um dos meio mais rentáveis quando o assunto é imóvel, pois enquanto o espaço se valoriza com o passar dos anos, é possível conseguir lucros mensais ao mesmo tempo.
Em grandes centros metropolitanos, principalmente, a busca pelo aluguel é bastante alta. E, com um apartamento novo, instalações modernas e sem necessidade de manutenção, é muito mais fácil conseguir contratos de locação.
Sem falar que o valor do aluguel é reajustado anualmente conforme a inflação.
Se esse é seu objetivo, busque comprar imóveis na planta em pontos estratégicos: bairros de alta procura, próximo a estações de metrô, próximo de universidades, hospitais e centros empresariais. O lucro acaba sendo maior do que você imagina.
Acha que chegou a hora de investir em imóveis na planta? Então confira nossos lançamentos imobiliários!