Seu site está no ar há bastante tempo. No entanto, as vendas são poucas ou praticamente inexistentes. Então, você se pergunta: porque meu site não está funcionando? Na verdade, a pergunta correta é: meu site está pronto para as vendas e negócios na web?
Ter um site bem projetado que ofereça conteúdo de qualidade é um dos fatores que podem ajudar seu negócio. Além do conteúdo focado nos interesses do cliente, o seu endereço na web deve estar preparado para oferecer as melhores condições para a experiência do internauta. Isso significa que conteúdo e estrutura são indissociáveis, quando o objetivo é aumentar a visibilidade e, consequentemente, a geração de leads, o que, no mercado imobiliário, quer dizer vendas e conquista de clientes.
Três fatores são essenciais para conectar seu site à sua audiência: web estrutura, conteúdo relevante e links. Os primeiros passos para o sucesso na internet são dados durante a ‘construção’ de suas páginas. Ainda no projeto inicial, é preciso pensar, portanto, que seu site deve ser construído de forma a facilitar sua localização pelos buscadores. Isso porque pesquisas indicam o que já é de conhecimento geral para quem lida com o público virtual: as pessoas encontram sites pelos buscadores.
Quando elas estão interessadas em comprar, vender ou alugar um imóvel, por exemplo, a tendência é fazer uma pesquisa em sites de buscas, como o Google, Bing e Yahoo!. Tais buscadores apresentam em seus resultados as páginas mais relevantes, ou seja, que estão bem estruturadas, que possuem conteúdo de qualidade e referência, que é medida pela quantidade e qualidade de links apontando para o seu site.
No que diz respeito especificamente à estrutura do seu endereço na web, há fatores que são determinantes. Nesse sentido, seu site deve falar sobre sua empresa e para o seu público, ou melhor, com o seu público. Para tanto, facilite a navegação do internauta, criando diferentes páginas e seções para distintos segmentos e serviços. Isso faz com que o cliente em potencial chegue rapidamente ao que ele busca. Lembre-se que, na internet, muitas vezes, as pessoas chegam ao seu site ao procurar por respostas.
Para conseguir bons resultados, é preciso ainda, identificar o(s) seu(s) público(s) e avaliar quais são os interesses e os objetivos dele(s). Somente assim, será possível criar conteúdos e estratégias que facilitem a interação e, consequentemente, aumentem as chances de conversões ou leads.
Com o objetivo de deixar seu endereço na web mais funcional e atrativo para os seus clientes, é possível ainda:
- Criar uma seção para esclarecer dúvidas. Você pode elaborar textos que respondam possíveis perguntas ou montar uma página específica onde o internauta possa perguntar e você responder. Em sites imobiliários, é importante deixar espaço para comentários nas páginas que divulgam os imóveis. Assim, o interessado pode questionar ali mesmo, sem precisar correr atrás de respostas. Mas lembre-se: sempre responda e jamais deixe um comentário ou mesmo crítica sem resposta;
- Expor seus serviços e ofertas logo na página inicial. Crie links e páginas extras para cada serviço, mas deixe tudo visível na home de seu site;
- Elabore uma lista de conteúdos do seu site. Esta relação deve aparecer, de preferência, na barra superior da página inicial;
- Crie subpáginas com URL personalizadas. Isso permite que, com poucos cliques, os usuários encontrem o que querem, aumentando as chances dele entrar em contato para fechar ou conversar sobre negócios.
No que diz respeito ao conteúdo apresentando no seu endereço da web, é fundamental que ele cative e responda às necessidades de seu público, garantindo interação com os internautas que possam se tornar seus clientes. Dessa forma, seu site será bem visto pelos usuários, o que fará com ele seja indicado por outros sites do mesmo setor. Assim, surgirão links apontando para a sua página e, então, chegamos ao terceiro elemento necessário para ser descoberto pelos mecanismos de busca: referências de qualidade.
Com um site bem estruturado, com conteúdo atrativo e indicações na web, seu site tem tudo para aumentar as suas vendas e possibilidades de negócio. Para isso, contudo, é preciso planejar, fazendo da internet a sua maior aliada.
[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]