O aluguel por temporada é uma atividade altamente rentável. Casas de praia, apartamentos e outros imóveis vazios ou disponíveis são um excelente meio de aumentar o orçamento no final do mês. Para que haja sucesso na negociação, porém, existem fatores que devem receber a devida atenção.
Por exemplo: o que deve ficar disponível ao uso dos inquilinos e o que não pode ser esquecido na propriedade?
Confira as dicas abaixo e prepare a casa ou apartamento, de maneira a oferecer conforto aos moradores temporários, sem causar situações constrangedoras ou mesmo perdas aos proprietários.
O que não deve ser deixado para trás
– Objetos pessoais: fotos, peças de ‘estimação’, roupas e documentos são coisas desnecessárias para a estadia do inquilino, portanto, devem ser levados com o dono do imóvel, evitando danos ou perdas;
– Peças valiosas: pertences de valor financeiro, como jóias, obras de arte e artigos antigos também não podem permanecer no local. Isso porque sempre existe a possibilidade de o inquilino se distrair e sair, deixando portas ou janelas abertas. Tomando as previdências corretas, diminuem as chances de criminosos se aproveitarem da situação.
O que não pode faltar para os inquilinos:
– Acessórios de cama, mesa e banho: panelas, pratos, talheres, lençóis, travesseiros, toalhas, cobertores e protetores de colchão são essenciais para o conforto dos inquilinos. Para providenciar tudo o que for necessário, é preciso pensar como um hóspede e decidir o que é primordial a uma boa estadia;
– Lanternas e velas: quedas de energia elétrica são comuns e, por isso, o inquilino deve estar preparado. Cabe ao dono da residência disponibilizar velas, lanternas e até mesmo pilhas, proporcionando maior facilidade nessas situações de emergência;
– Instalações elétricas e hidráulicas revisadas: ter que lidar com um chuveiro queimado ou uma pia entupida são situações indesejadas por qualquer pessoa que está de férias ou passando uma temporada longe de casa. Por isso, é de extrema importância, antes de deixar o imóvel à disposição dos inquilinos, verificar a condição de toda a rede elétrica e hidráulica e, se for o caso, providenciar os reparos e consertos necessários.
Por fim, é de grande importância que o proprietário do imóvel faça uma lista com todos os itens deixados no local, para conferir junto com o inquilino, antes e depois da temporada, se tudo está em ordem e em seu devido lugar.