Sul do Brasil: descubra o que faz dessa região tão especial.
Composta por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região Sul do Brasil reúne paisagens serranas e litorâneas que atraem turistas em todas as épocas do ano.
Se no verão as cidades sulistas são procuradas por suas inúmeras praias e badalação, no inverno, os visitantes podem desfrutar do frio aconchegante e o clima romântico da estação. Essa diversidade de opções e diferentes sensações fazem do Sul um dos destinos preferidos de turistas de todo o Brasil e do mundo.
Saiba um pouco mais sobre cada um desses estados.
Paraná
Foto: Flickr.
O Paraná é marcado pela presença da natureza, contando com paisagens capazes de impressionar quem visita o estado. Entre elas, as Cataratas do Iguaçu, localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, famosas por suas quedas, atrai turistas de todas as partes. Lar da maior usina hidrelétrica do mundo, a Itaipu, a cidade já é considerada um dos destinos do mundo, reconhecida internacionalmente por seu potencial turístico.
Além das belezas naturais, o Paraná é um misto de história e modernidade. Na região metropolitana do estado, construções centenárias, como a ferrovia Paranaguá-Curitiba, convivem com o progresso.
Referência nacional em qualidade de vida e soluções no transporte público, a capital, Curitiba, é uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, sendo considerada uma cidade modelo também no que diz respeito à preservação ambiental.
Na rota de turismo paranaense, história, gastronomia e paisagens rurais não são esquecidas. O turista conta com um roteiro que apresenta construções arquitetônicas, museus, ruas temáticas, compras e pratos típicos, como o arroz com pinhão e o barreado.
Santa Catarina
Foto: Flickr.
Marcada pela forte influência da cultura alemã e açoriana, Santa Catarina é um dos principais destinos de quem busca por paisagens deslumbrantes, festas e muitas belezas naturais.
Com um cenário que inclui praias requisitadas, como Garopaba, Canasvieiras, e São Francisco do Sul, o estado atrai turistas de todo o Brasil e também do exterior (em especial Argentina e Uruguai). As altas temporadas recebem milhares de visitantes, fazendo do aluguel de imóveis uma das práticas mais adotadas por quem pretende desfrutar do intenso verão catarinense.
Na capital Florianópolis, a presença de surfistas e inúmeros jovens é destaque nas praias, baías e enseadas da região. Já quem opta por conhecer Balneário Camboriú, conta com uma badalada infraestrutura de bares e restaurantes, onde a gastronomia catarinense esbanja com pescados e frutos do mar.
Como parte do roteiro, quem visita Santa Catarina não pode deixar de visitar a Oktoberfest em Blumenau ou o maior festival de dança do Brasil em Joinvile.
Além das paisagens quentes do estado, a terra catarinense ainda é famosa pelas baixas temperaturas em cidades como São Joaquim, onde o inverno vem acompanhado de geadas e até mesmo de neve.
Rio Grande do Sul
Foto: Flickr.
Festas típicas, gastronomia, sotaques e tradição são apenas algumas das características riograndenses. Marcado pela figura característica do gaúcho, com suas bombachas, chimarrão e churrasco, o Rio Grande do Sul oferece diferentes alternativas para seus visitantes.
No litoral, as praias de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres não deixam a desejar. Enquanto, na capital, ou seja, na grande Porto Alegre, o progresso abre espaço para inúmeras possibilidades de lazer e entretenimento. Entre elas, próximo dali, Pelotas é palco da tradicional Feira Nacional do Doce (Fenadoce).
A modernidade caminha ao lado de cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, onde as belezas naturais e arquitetura histórica preservam costumes típicos do estado. Por concentrar as melhores vinícolas do país, a região promove anualmente a Festa da Uva, mais um forte atrativo para o turismo do estado.
Entre tantas alternativas, o Rio Grande do Sul tem como destaque, ainda, a Serra Gaúcha, onde Gramado e Canela reúnem milhares de pessoas durante a o natal. Além disso, as duas cidades, juntamente com São José dos Ausentes e Cambará do Sul, formam um verdadeiro complexo turístico de inverno, com temperaturas comumente negativas que atraem visitas de todas as partes na esperança de conhecer a neve, tão rara no Brasil.