Uma viagem de carro pode poupar muitos aborrecimentos com passagens e voos atrasados, por exemplo. Entretanto, assim como qualquer outro meio de transporte, requer cuidados especiais e cautela, principalmente quando a ideia é pegar a estrada em busca de descanso e distração.
Para que o passeio seja completo e livre de preocupações, confira a seguir algumas dicas que ajudarão a manter tudo sob controle e, acima de tudo, divertido durante sua viagem!
Calcule gastos e faça a revisão do automóvel
Antes de se aventurar na jornada, calcule todos os gastos com gasolina e pedágio. Por mais desconfortável que seja para algumas pessoas, o passeio de ônibus ou avião possui um valor exato de quanto deverá ser investido no percurso, pelo menos em relação à passagem. Já quando a ideia é viajar de carro, as coisas mudam um pouco.
Além disso, os valores reais podem estar camuflados por gastos que muitas vezes vão além do planejado. Por exemplo, uma revisão completa do carro é de extrema necessidade, pois evita acidentes e paradas inesperadas na estrada. Isto inclui verificar se freios e faróis estão funcionando corretamente, se os níveis de água e óleo estão certos e se os pneus estão cheios, o que tem um custo.
Portanto, se prepare e confira quantos pedágios há no percurso, quanto de combustível será gasto e qual o melhor caminho para chegar até o destino escolhido.
Horário
Evite sair em horários de pico. Entrar em um engarrafamento pode atrasar a chegada ao destino e ainda causar muitos transtornos. Por isso, prefira pegar a estrada em horários que antecedam ou posteriores aos horários de ida ao trabalho, almoço e saída do trabalho, como às 07h, 13h, 16h e 22h.
Ainda em relação ao horário, a dica é viajar sempre em direção contrária ao sol. Se o percurso for a maior parte do tempo em direção leste, por exemplo, o ideal é pegar estrada depois do meio dia. O mesmo vale para caminhos em direção oeste, quando o ideal é viajar pela manhã. Dessa forma, evitam-se irritações causadas pela luz solar.
Companhias agradáveis
Viajar com quem você realmente gosta e possui algum tipo de afinidade é muito melhor do que viajar com um desconhecido ou alguém com quem não seja tão íntimo. Uma conversa divertida deixa qualquer percurso longo e cansativo mais agradável.
Faça uma playlist
Dirigir ouvindo suas músicas preferidas pode ser uma das melhores partes da viagem. Por isso, montar uma lista caprichada com as canções que mais gosta é uma forma de distração econômica e prática durante o trajeto. Se for viajar acompanhado, se certifique de que as músicas agradem também aos demais passageiros.
Cheque a gasolina
Jamais deixe marcador de combustível ficar na reserva para abastecer. Isso porque, mesmo com um mapa ou GPS, pode ser difícil saber a distância do próximo posto de gasolina, e ficar parado no meio de uma estrada desconhecida, sem gasolina ou álcool não é seguro. Portanto, se o tanque estiver com menos de dois terços de sua capacidade total, é uma boa hora para reabastecer o automóvel.
Leve alimentos, bebidas e medicamentos
Geralmente, as pessoas não gostam de comer em lugares desconhecidos, na beira da estrada. Por isso, levar comidas e bebidas de casa é muito útil. Além de ser algo confiável e saudável, evita gastos extras. As melhores opções são as frutas, sanduíches naturais, sucos e bastante água.
No que diz respeito a medicamentos, prepare um kit básico de primeiros socorros, com remédios que ajudem na digestão, para dores, itens para curativos e relaxantes musculares. Tudo isso garante uma viagem mais tranquila.
Mantenha as crianças distraídas
Uma viagem com crianças é um pouco mais delicada. Isso porque é comum os pequenos se sentirem entediados durante o trajeto e ficarem agitados, transformando o que deveria ser diversão em preocupação. Por isso, leve consigo aparelhos e objetos que os distraiam. Videogames portáreis, DVDs, histórias em quadrinho e brinquedos pequenos são boas opções.
E então, boa viagem!
Com tudo bem organizado e planejado, chega a melhor parte da viagem: aproveitá-la!