Segundo especialistas, mais da metade das empresas, em seus primeiros anos, falham na área de marketing. O ponto em comum nessas falhas se refere à falta de profissionalismo com que a marca é divulgada. Isso porque os materiais usados para a divulgação pecam por originalidade e, por isso, não se destacam entre os concorrentes, fazendo com que as vendas sofram as consequências.
Nesse sentido, não possuir uma logomarca dificulta a criação e fixação de uma personalidade para empresas em diferentes ramos, já que ela é a sua identidade visual. Não raro, os empresários iniciantes esperam uma maior consolidação dos clientes e mercado para então investir na criação deste recurso. Porém, em geral, os primeiros contatos são feitos justamente por meio de cartões e materiais que, em tese, levam a “cara” da marca.
Para entender melhor o porquê de ter uma logomarca para a sua empresa, confira pontos essenciais:
– Estabilidade. Ter uma logomarca demonstra que sua empresa tem focos e objetivos bem definidos, em suma, é uma empresa que deve ser respeitada e considerada para a realização de negócios;
– Amadorismo e despreparo. A falta de uma logomarca mostra certo amadorismo, o que causa desconfiança nos clientes, fazendo com que sua empresa pareça despreparada para lidar com negócios;
-Identidade. Uma logomarca é usada para reforçar e traduzir os objetivos, a missão e personalidade da marca. Para traduzir esses conceitos, tudo é detalhadamente analisado, desde a escolha das cores à espessura da fonte, bem como o formato dos traços e ícone. Uma boa logomarca ajuda a fidelizar e conquistar clientes.
O ideal para criar uma logomarca é contratar um profissional que tenha os conhecimentos específicos necessários para tal tarefa. Contudo, é possível fazer isso por conta própria. O site LogotypeMaker, por exemplo, é simples de usar. Experimente e depois conte como foi criar a sua logomarca e os resultados que ela trouxe para você e sua empresa.