Para acompanhar as novidades e demandas do mercado imobiliário a cada dia são desenvolvidas soluções tecnológicas. Diante desse cenário, é preciso se manter atualizado e atuante, para não ser esquecido pelo público. Isso significa que todo bom corretor conhece as melhores ferramentas e sabe como utilizá-las. Confira o que há de mais recente em tecnologia para o setor imobiliário.
Algumas ferramentas já são conhecidas e utilizadas em uma escala significativa. As redes sociais, por exemplo, funcionam como vitrine para produtos. Além de ajudarem na divulgação, facilitam a interação e conversão com possíveis clientes. Para isso, é preciso estudar seu público e desenvolver estratégias especiais e focadas.
Já entre as novidades, a primeira aqui citada é o tour virtual. O recurso permite que o usuário veja todo o local em um único ambiente interativo. É possível navegar por toda a extensão do imóvel, da esquerda para a direita, de cima para baixo e ao contrário. Outra possibilidade é visualizar a planta baixa, ou mapa, da localização da casa ou apartamento. Há empresas especializadas em criar este tipo de imagem-vídeo interativo. Uma delas é a Digital Tour que oferece serviços gratuitos e pacotes especiais para corretores e imobiliárias.
Quem quer divulgar seus imóveis de forma eficaz e atrativa pode contar com os Geradores de Anúncios Imobiliários. Um deles é o Ville Anúncios, com o qual é possível montar um informe com base em vários layouts já pré-prontos, sendo necessário inserir apenas os dados importantes e escolher as melhores imagens. Os anúncios criados ficam no formato A4 para impressão e podem ser entregues em eventos, balcões de parceiros e na loja e escritório.
Outro recurso muito diferente e inovador é o QR Code em Placas Imobiliárias. A técnica consiste na criação de um código de barras bi-dimensional, que pode ser impresso nas placas imobiliárias e lido por câmeras digitais e celulares que tenham essa função. Para ler, basta adicionar um aplicativo específico para leitura do código (acesse aqui) e posicionar a câmera em frente ao anúncio, assim o cliente terá acesso a todas as informações referentes ao imóvel. Além de poder acessar a versão mobile do site da empresa. Para gerar o código, existem diversos sites, como este aqui.
Por falar nisso, construir uma versão mobile para seu site é imprescindível, isso porque o volume de acesso vindo de smartphones e tablets só cresce. Otimizar o seu espaço para atender essa demanda é uma das maneiras de se destacar no mercado. E então, o que achou das sugestões? Conhece outra ferramenta útil no mercado imobiliário?