Um imóvel com dívida pode ser uma oportunidade para fazer negócio com preço abaixo do mercado para uns e motivo de fuga em disparada para outros. O fato é que os imóveis com dividas estão no mercado e você já deve ter esbarrado com um ou mais por ai.
A dívida pode estar relacionada ao próprio imóvel – referente ao IPTU ou condomínio, por exemplo, ou associada ao proprietário – que pode estar envolvido em processo de falência ou disputa judicial. Especialistas afirmam que o interessado em comprar esse tipo de imóvel deve identificar a soma total da dívida, qual sua origem e que a dívida total em relação ao valor do imóvel não ultrapasse 25%.
Se for sua vontade comprar um imóvel com dívidas, dificilmente conseguirá financiamento ou sacar o FGTS, pois dificilmente as instituições financeiras permitirão a transação. Então, esteja preparado para pagar à vista.
Depois de identificar as dívidas relacionadas ao imóvel, o comprador e vendedor negociam um acordo. Na prática, o comprador se compromete em pagar as dívidas, que devem ser abatidas do valor do imóvel, e ainda negocia um abatimento no valor total, já que poucas pessoas topam comprar um imóvel nessas condições. Esse abatimento é habitual nesse tipo de transação.
Feita a negociação, um acordo deve ser formalizado através de um compromisso prévio de compra e venda registrado em cartório que deve constar os débitos do imóvel. Neste momento, o comprador deve iniciar à negociação para quitar as dívidas – para tanto, precisará de um instrumento de procuração do vendedor, providenciando em seguida todas as certidões negativas. Só então deve assinar a escritura definitiva e realizar a quitação do bem.
Após quitar todas as dívidas do imóvel, os débitos podem levar um tempo para estejam regularizados. Paciência e tranquilidade nesse momento.
Bom negócio!