Mostrar-se atencioso em relação às necessidades dos inquilinos é o primeiro passo para uma parceria sólida entre proprietários e turistas que recorrem ao aluguel por temporada. Dessa forma, o dono do imóvel conquista a confiança de seus clientes e faz com que sua estadia seja muito mais agradável, além de garantir o retorno para as próximas temporadas.
Com o objetivo de cativar os seus hóspedes temporários, o proprietário pode se valer de algumas estratégias que fazem todo o diferencial quando o assunto é agradar os inquilinos.
Facilite a chegada
Depois de já ter fechado negócio com o seu mais novo inquilino, facilite tudo o que for possível para que ele faça uma viagem mais tranquila. Nesse sentido, é importante ressaltar que viajar para um lugar desconhecido pode ser muito trabalhoso, principalmente quando não há algum tipo de orientação. Por isso, preocupe-se em indicar e explicar ao locatário tudo sobre meios de transporte, mapas e pontos de referência para descomplicar sua chegada na casa ou apartamento onde seus dias de descanso serão aproveitados.
Esclareça também a média de preços de táxis, passagens de ônibus e distância do aeroporto ou rodoviária à residência alugada. Se o inquilino estiver de carro, explique tudo sobre as rodovias, trevos e rotas que ele deverá percorrer durante a viagem.
O simples fato de se mostrar prestativo em relação a esses detalhes fará com que o turista se sinta privilegiado em fazer negócio com você e ele, certamente, não pensará duas vezes antes de retornar a alugar o seu imóvel.
Dê as boas vindas
Proporcionar uma chegada calorosa e convidativa também faz parte do processo. Para surpreender os inquilinos, invista em ramos de flores na sala de estar, logo na entrada, a fim de deixar o ambiente mais acolhedor. Um cartão de boas-vindas e uma cesta com frutas, por exemplo, são mimos que um turista dificilmente encontrará em outros lugares.
Outro detalhe importante é deixar as camas arrumadas, assim como o restante da casa deve estar limpo e arejado. Dessa forma, assim que chegarem de viagem (provavelmente bastante cansados), seus inquilinos poderão repor as energias sem maiores preocupações. Assim, quaisquer férias já podem começar de um jeito inesquecível!
Para agradar ainda mais, outra possibilidade é deixar CDs, DVDs, livros, baralho e jogos de tabuleiro à disposição dos veranistas – bem como aparelhos de som, TV e videogames, se possível. Com esses itens disponíveis no imóvel alugado, sempre haverá o que fazer em casa, especialmente em dias de chuva, responsáveis por estragar as férias de qualquer pessoa.
Mantenha o ambiente confortável e equipado
Objetos necessários ao dia-a-dia, como secador de cabelo, papel higiênico, toalha, sabonetes, ferro de passar roupa, sacos de lixo, temperos, sal, açúcar, roupas de cama, ventiladores, espelho e artigos de emergência, como lanternas, pilhas, velas e fósforos, apesar de essenciais, são muitas vezes deixados de lado durante uma viagem.
Por isso, deixar todos estes acessórios na casa ou apartamento alugado é algo que certamente vai surpreender o turista, deixando-o ainda mais satisfeito por ter escolhido o seu imóvel para aproveitar seus dias de descanso.
Benefícios
Uma casa ou apartamento de temporada com todas essas regalias só tem benefícios a oferecer, tanto a proprietários quanto a inquilinos. Para os donos do imóvel, embora seja necessário um investimento um pouco maior, haverá garantia de satisfação de seus clientes, fazendo com que os turistas voltem a procurar a sua casa ou apartamento para alugar. Além disso, com todos esses agrados, o imóvel pode ficar ainda mais valorizado, aumentando a sua renda.
Para os turistas, fica a certeza de férias bem aproveitadas, dinheiro bem investido e satisfação em fechar negócio com você. Tais providências, portanto, proporcionam vantagens promissoras, para os dois lados – turistas e proprietários.