Índice
Preocupado com a análise de crédito para financiar um imóvel? De fato, essa é uma etapa importante para reservar o lançamento no qual está de olho.
Mais do que isso: é imprescindível.
Se você já fez sua escolha e sabe quanto terá que investir, é provável que as dúvidas estejam mais relacionadas à burocracia envolvida e aos prazos para liberação do dinheiro.
É justamente o que vamos explicar a partir de agora.
Este artigo irá relacionar as etapas da análise de crédito para financiar um imóvel e trazer dicas para que tenha mais tranquilidade durante o processo.
Você vai saber que documentos precisa apresentar, quais aspectos relativos à sua renda são analisados, o que pode resultar na resposta negativa do financiamento e como reverter esse tipo de situação.
Vamos juntos aprender mais sobre a análise de crédito imobiliário?
Como funciona a análise de crédito
Sempre que você procura uma instituição financeira para solicitação de crédito, seja para comprar um bem móvel ou imóvel, precisa passar por uma análise cadastral e é fácil de entender o processo.
Resumidamente, consiste em identificar se o solicitante possui capacidade financeira de honrar com o compromisso assumido e não se trata apenas de verificar se a prestação cabe no seu orçamento.
Ainda que isso ocorra, ela não pode ir além do valor correspondente a 30% de sua renda bruta no mês.
Pegou a calculadora, fez as contas e gostou do resultado? Ótimo!
Mas a análise de crédito para financiar imóvel está apenas começando. Existem outros fatores avaliados pelos bancos e financeiras antes de liberar os recursos pretendidos.
Talvez você se surpreenda, mas até a sua idade é levada em consideração nessa hora.
Para entender melhor, fique ligado em todas as etapas do processo, que vamos relacionar no tópico seguinte.
As etapas da análise de crédito para financiar imóvel
A análise de crédito para aquisição de um lançamento imobiliário guarda pouca relação com o que acontece na concessão de um empréstimo, por exemplo: como o montante envolvido é muito maior, o rigor aplicado pelas instituições financeiras no processo é incomparável.
Tanto é assim que essa análise é apenas um dos passos a cumprir para financiar imóvel e ainda é dividida em diferentes etapas.
É sobre elas que falaremos agora, em detalhes.
1. Preenchimento da ficha cadastral
Trata-se de um documento padrão, exigido em todo o tipo de análise de crédito.
Nele, o solicitante preenche informações de uso restrito, como a renda mensal auferida.
Também é preciso apresentar cópias de documentos pessoais, como RG e CPF, além de comprovantes de renda e de residência.
Para composição da renda de casal, podem ser requeridos ainda certidão de casamento ou de união estável.
2. Pesquisa de informações
Depois de entregue a documentação, a análise de crédito para financiar imóvel prossegue longe dos seus olhos.
A instituição procurada realiza uma pesquisa rigorosa, que vai além da tradicional consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Na prática, o seu histórico de consumidor é levantado em busca de possíveis situações que possam desaconselhar a concessão do financiamento.
Se encontrados, serão posteriormente esclarecidos junto ao solicitante.
3. Análise de renda x despesas
Como já dito, nenhum banco vai conceder crédito superior a 30% da sua renda mensal bruta.
Além disso, levará em conta o seu fluxo financeiro, incluindo aí dados econômicos sobre compromissos financeiros assumidos com outras empresas. Não se trata de encaixar o valor da despesa no orçamento, mas de garantir que há real capacidade de arcar com ela.
Se o financiamento vier a comprometer a sua renda de forma moderada a alta, é provável que ele seja negado.
Nesse momento, é preciso considerar que, sobre a operação, incide correção monetária.
4. Análise de renda x financiamento
Havendo margem para pagamento mensal do valor financiado, volta a ser observado o impacto exclusivo da prestação no orçamento do requerente. Embora para muitos isso pareça redundante, significa uma garantia a mais para o próprio comprador.
Imagine adquirir o lançamento imobiliário dos seus sonhos e perdê-lo logo à frente por um imprevisto financeiro?
Entenda que as instituições analisam a capacidade de pagamento de todo o contrato e não apenas de sua fase inicial.
É por isso que aqueles que possuem renda variável encontram maiores dificuldades para ter aprovada a análise de crédito para financiar imóvel.
Também é nesta etapa que o prazo máximo de concessão do financiamento é determinado e é aí que é observada a idade do solicitante.
Dependendo dela, o banco não autorizará a amortização em 420 meses, por exemplo – o que equivaleria a 35 anos.
E nunca é demais lembrar que, com um prazo menor para pagar, a prestação fica mais alta, afetando a própria capacidade de pagamento.
5. Entrevista
O financiamento imobiliário só passa à fase de análise jurídica depois de acertados os detalhes de contratação do produto financeiro desejado.
Como dito lá no início, quando chegou aqui você já sabe bem o que quer.
A questão agora é como pagar.
Então, a partir de todo o levantamento realizado na análise de crédito para financiar imóvel, o banco conversa com o requerente sobre possíveis pontos de atenção. Muitas vezes, um cenário que aponta para o indeferimento do pedido pode ser revertido nesta etapa.
Há outras fontes de renda que podem ser somadas às declaradas inicialmente?
Uma nova sugestão de prazo para pagamento pode ser acolhida?
Se for preciso optar por outro imóvel em lançamento, existe a possibilidade?
Este é o momento de olhar para os problemas e encontrar soluções e ao vencer mais essa etapa, seu sonho fica bem próximo.
Crédito aprovado é apenas uma etapa
Apresentamos neste artigo as principais dicas sobre o processo de análise de crédito para financiar o imóvel.
Agora, você tem boas informações para encarar essa etapa com tranquilidade.
Mas não esqueça que, apesar da sua importância, ela representa apenas um dos obstáculos a superar até a aquisição do tão desejado lançamento imobiliário.
Fique atento para cumprir com todas as exigências, faça simulações, projete o futuro e esteja seguro da decisão antes de bater o martelo.
Ter certeza do que faz torna a sua conquista ainda mais especial.
Gostou do artigo? Nos acompanhe nas redes sociais (Facebook e Twitter) e fique sempre por dentro do mercado imobiliário!