Uncategorized

Cabala da casa: técnicas para harmonizar e equilibrar ambientes

Uma versão que representa a Árvore da Vida, seguindo a técnica da cabala Foto: Mapas do meu nada.

Podemos não perceber, mas a casa é um ambiente capaz de incidir diretamente no estado de ânimo e na disposição energética das pessoas. Por isso, existem diversas técnicas que prescrevem a harmonização de ambientes. Uma delas é a Cli Le Shalon, baseada na cabala mística do judaísmo e por isso é também conhecida como a cabala da casa.

O objetivo primordial dessa técnica é realinhar o fluxo vital da casa, atraindo mais prosperidade e melhorando o bem-estar da família.

A cabala se fundamenta em um diagrama cabalístico, chamado Árvore da Vida. Esse desenho mostra a criação do universo e os diferentes níveis de realidade, apontando alguns vórtices de energia divina (as Sepiroth) que influenciam na existência e personalidade humana.

A técnica é norteada também com base em 22 letras do alfabeto hebraico, cada uma representando uma virtude capaz de proporcionar um efeito energético dentro de casa e em seus moradores.

Uma versão que representa a Árvore da Vida, seguindo a técnica da cabala Foto: Mapas do meu nada.

Uma versão que representa a Árvore da Vida, seguindo a técnica da cabala Foto: Mapas do meu nada.

Para aplicar o método, primeiro é feito o posicionamento da Árvore da Vida sobre a planta baixa da casa, para então alinhar os vórtices da energia divina. A partir de então, à nova organização dos ambientes são inseridos os desenhos das letras hebraicas. Além dos símbolos, também podem ser usados objetos e cores que se equilibrem a energia encontrada nessas letras.

Abaixo, seguem algumas das letras usadas pela técnica da cabala. Conheça as suas virtudes e o seu potencial para harmonizar a energia de sua casa.

VAV
A letra VAV, representa a Kether, ou coroa, e deve ficar em algum cômodo na região leste da casa. De acordo com o Cli le Shalon, esse local é considerado o pulmão do lar e por onde ele recebe a energia do universo, Por isso, é aconselhável que nessa área predomine a cor branca.

GUIMEL
Essa letra remete a Chochma, mais precisamente à sabedoria. Representada pela cor prata, a Guimel estimula a canalização da energia, para que as metas possam ser atingidas a partir do foco intelectual. Como a parte noroeste da casa é privilegiada por essa letra, seria interessante agregar objetos que remetem a prosperidade material no local.

CAF
A virtude representada por essa letra é a Binah, ou seja, o entendimento. Para valorizar o bom relacionamento em família, a letra CAF sugere tons verdes nas paredes ou objetos do nordeste da casa. Além disso, para intensificar o poder de cura, fotografias que relembram momentos alegres e rostos sorridentes são bem-vindas para o local.

KUF
A letra KUF orienta a virtude Chesed, que significa alegria e amabilidade. Normalmente, é o ponto sul da casa que está associado ao sucesso e ao compartilhamento de tudo que se aprende. A cor que ajuda a intensificar essa virtude é o creme.

HEI
Já a direção norte da casa deve ser representada pela letra HEI, que oferece o Guevurah, ou seja, a virtude da força. Nesse ambiente, o vermelho é a cor que irá estimular a disciplina, a persistência e a competência. Uma dica para exercer essas habilidades é ter nesse local algo que exija atenção e cuidados frequentes.

ALEF
Essa letra define a virtude Tipheret, que significa beleza, ideal para compor o centro da casa. Conciliada com a cor amarela, como flores desse tom, por exemplo, o ambiente também fica revigorado com saúde e vitalidade.

MEM
O sudeste da casa é o lugar ideal para representar essa letra, que traz como virtude o NETSACH, (a vitória). A cor que melhor se ajusta a essa letra é o rosa, atuando como estabilizadora para o amor, casamento e a vitória. Uma dica é apostar em colocar objetos em pares e de tonalidade da cor.

IUD
Baseado no Hod, ou seja, na glória, essa letra deve abranger o sudoeste da casa para intensificar a vontade das pessoas de melhorar a cada dia e alcançar a glória de seus objetivos. A melhor cor a predominar nessa parte da casa é o salmão.

SHIN
O centro-oeste da casa é o local ideal para se aplicar a letra SHIN, que traz consigo a virtude Yesod, ou fundamento. Esta letra significa proteção e a cor laranja junto de objetos pessoais de proteção são pertinentes para esta região da casa.

TAV
Ideal para compor a parte oeste da casa, com a virtude Malchut, que significa o reino, o TAV está relacionado a tudo que remete o universo feminino, inclusive o parto da mulher. A cor indicada para compor o ambiente é o azul por ter relação com diversos arquétipos femininos das mais variadas crenças.

Essas são algumas das letras hebraicas que têm um poder significativo dentro da técnica de cabala da casa. Elas ajudam na cura dos problemas e para garantir os efeitos esperados, é preciso também manter a casa sempre organizada, para que a energia circule e renove a vitalidade dos ambientes.