Em Tiradentes, uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais, caminhar pelas ruas e ladeiras de pedras, enfeitadas por sobrados, casarões e igreja de estilo barroco, é mergulhar na história recente do Brasil.
Prova dessa ligação com a história é o próprio nome da cidade, recebido em homenagem ao lugar de nascimento do mártir da Inconfidência Mineira, o próprio Tiradentes. O conjunto arquitetônico da cidade é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), atraindo turistas de todos os lugares do Brasil.
Para conhecer os maiores pontos turísticos da cidade, não é preciso sair do Centro histórico, onde estão concentradas construções do período colonial, assim como o Museu de Padre Toledo e a Igreja Nossa Senhora da Mercês.
No entanto, há outras atrações em Tiradentes que vão além do centro histórico. A Matriz de Santo Antonio, por exemplo, localizada no alto de uma colina é uma das mais belas, com rica decoração barroca. Também no topo de um morro, a Igreja de São Francisco oferece uma visão panorâmica impar do município.
Outras opções são o trem “maria-fumaça” que percorre 12 km entre as cidades de Tiradentes e São João del Rey. O passeio permite a contemplação de paisagens naturais, ricas em flora, cachoeiras e rios. Há ainda trilhas e restaurantes que oferecem pratos típicos nacionais e internacionais. Para os apreciadores de culinária típica, há ainda o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, com o melhor dessa arte.
[twitter style=”none” float=”left” lang=”pt”] [fblike style=”standard” showfaces=”false” width=”450″ verb=”recommend” font=”arial”] [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”Portuguese (Brazil)”] [pinterest count=”none”]