Imagine esquecer de pagar a conta de luz e sem mais nem menos se ver no escuro? Que dor de cabeça, não é mesmo? Esse quadro pode ser ainda pior se situação semelhante for relacionada a sua propriedade.
O que é o IPTU
O Imposto Predial Territorial Urbano é um tributo cobrado sobre pessoas físicas ou jurídicas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, que pode ser uma sala comercial, uma casa, apartamento ou outro tipo de construção.
Ou seja, se houver uma construção imobiliária num território registrado por uma pessoa dentro de zona urbanizada, o IPTU será cobrado. Agora, quando não existe essa propriedade, o dono será tributado apenas pela posse do terreno, o chamado ITU (Imposto Territorial Urbano).
Cobrado no começo de cada ano, o IPTU tem por objetivo aumentar a arrecadação governamental com fins puramente fiscais, embora possa ser usado em algumas situações para a estabilização do preço dos imóveis.
O preço deste imposto varia entre propriedades de acordo com alguns fatores como tamanho do terreno, área construída, localização e qualificação, a qualidade de acabamento do imóvel.
O contribuinte que não paga IPTU, ou acumula um atraso grande, além dos acréscimos de juros e multas, possivelmente terá que lidar com o cenário em que a prefeitura entra com uma ação judicial pedindo até mesmo, a penhora do bem.
Mas acalme-se, se o seu imóvel possui débitos relativos ao IPTU e você deseja consultar o valor atual da dívida, felizmente ao contrário da burocracia usual, o processo é simples. A maioria das prefeituras já disponibiliza o serviço de consulta de débitos de IPTU online. Basta acessar o site da prefeitura da sua cidade tendo em mãos o número de inscrição do imóvel. Rapidamente você já saberá o valor da dívida, formas de pagamento e poderá imprimir sua guia para quitação.
O ideal é nunca atrasar, mas se ocorreu, se antecipe para pagar o IPTU atrasado o quanto antes. Vale lembrar que ser bem informado conta pontos para quem deseja economizar também com impostos, é bem frequente que algumas prefeituras divulguem prazos de quitação com desconto. Verifique se a sua cidade é uma das que oferece essa facilidade.
Veja na lista como consultar débitos de IPTU na sua cidade, disponibilizados os links atualizados de algumas das maiores cidades do Brasil.
Não encontrou seu município em nossa relação? Não se preocupe! Basta consultar a prefeitura da sua cidade.
Clique aqui para mais notícias do Mercado Imobiliário.
Para calcular o valor do IPTU de um imóvel, é necessário multiplicar a alíquota do imposto pela base de cálculo, que é o valor venal determinado pela prefeitura. O resultado é o montante anual a ser pago.