Mercado Imobiliário

Como funciona o refinanciamento imobiliário? Passo a passo detalhado

Como funciona o refinanciamento imobiliário? Passo a passo detalhado

O refinanciamento imobiliário é uma modalidade de crédito em que você coloca seu imóvel como garantia, obtém juros mais baixos e prazos mais longos de pagamento. O crédito liberado pode ser usado em projetos profissionais e pessoais. Além de também servir para substituir as condições do seu financiamento imobiliário por outras mais vantajosas. Essa modalidade de crédito, também conhecida como home equity ou empréstimo com garantia de imóvel, é uma das melhores modalidades quem tem imóvel próprio e precisa de crédito.

Quer saber mais? Continue a leitura para saber o que é e o passo a passo para contratar o seu.

O que é refinanciamento imobiliário?

O refinanciamento imobiliário, como dito anteriormente, é uma modalidade de crédito em que você coloca seu imóvel como garantia. É possível realizar esse procedimento com o imóvel quitado ou com 50% a 70% do imóvel quitado. O crédito pode chegar até 60% do valor do imóvel, com teto de R$5 milhões.

Essa modalidade conquista cada vez mais gente pela taxa de juros mais baixas e longos parcelamentos.

O processo pode ser feito em bancos, financeiras e fintechs, desde que regulamentadas pelo Banco Central, e é possível fazer simulações do refinanciamento nos sites dessas organizações.

Passo a passo para fazer um refinanciamento imobiliário

Passo a passo para fazer um refinanciamento imobiliário

(Fonte: Freepik)

Para fazer um refinanciamento imobiliário o passo a passo é:

  • Envio de documentos: documento de identificação; comprovante de residência, matrícula do imóvel, declaração negativa de débitos de condomínio, metragem da propriedade registrado no documento do IPTU, valor do imóvel e a quantia de crédito desejada;
  • Análise de crédito: entrega de documentos para análise; análise da documentação recebida; decisão da operação de crédito e retorno da análise; crédito aprovado
  • Avaliação do imóvel: em caso de aprovação, será realizada a avaliação do imóvel feita por um especialista da instituição financeira para definir e sinalizar o valor de mercado do imóvel;
  • Assinatura do contrato;
  • Liberação do dinheiro em conta-corrente previamente cadastrada.

Essa crédito pode ser disponibilizado na forma de uma linha de crédito flexível com 5 anos de validade. É possível usar todo o valor ou apenas uma parte, pagando juros somente sobre o valor utilizado.

Quais são as vantagens do refinanciamento imobiliário?

Entre as vantagens da contratação do empréstimo com garantia de imóvel estão:

Tocar projetos profissionais ou pessoais

O crédito pode ser usando para ser o capital de giro da sua empresa, para abrir um negócio, para comprar outro bem, entre outros. Já no lado pessoal, você pode investir em educação, reforma da casa, uma cirurgia, etc.

Pagar dívidas

O crédito liberado pode ser utilizado para pagar dívidas à vista ou renegociar com condições mais favoráveis.

Acesso a crédito mesmo negativado

Mesmo com o nome sujo, no refinanciamento de imóveis é possível ter a liberação de crédito, já que os bancos têm o imóvel como garantia.

Prazo maior e condições melhores

Refinanciar seu imóvel oferece um prazo de pagamento de até 35 anos, facilitando a gestão da sua dívida. As condições costumam ser mais vantajosas que o empréstimo pessoal, com taxas de juros menores e parcelas mais acessíveis.

transações e dados do mercado imobiliário

Quais são as desvantagens do refinanciamento imobiliário?

Ao optar pelo refinanciamento imobiliário, é fundamental entender que o imóvel serve como garantia para o empréstimo. Caso você não consiga honrar com as parcelas você pode perder seu imóvel. O banco solicita o leilão do imóvel para recuperar o valor emprestado.

Dicas para escolher a melhor instituição para fazer um refinanciamento de imóvel

Agora que você sabe do que se trata essa modalidade de crédito, como solicitar, suas vantagens e desvantagens, confira algumas dicas para escolher a melhor instituição para fazer um refinanciamento imobiliário.

  • Compare as taxas: pequenas diferenças nas taxas de juros podem gerar grandes economias ao longo do tempo.
  • Analise os prazos: escolha um prazo que caiba no seu bolso, considerando taxas e valores das parcelas.
  • Considere os custos: além da taxa de juros, verifique outros custos como seguros e taxas de abertura de crédito.
  • Pesquise a reputação: consulte avaliações de clientes e o histórico da instituição financeira.
  • Entenda os requisitos: verifique os requisitos de crédito exigidos por cada banco.
  • Leia o contrato com atenção: entenda todas as cláusulas do contrato, incluindo taxas, prazos e penalidades.

FAQ

Sim, é possível financiar tanto a compra de um terreno quanto a construção de um imóvel no mesmo financiamento. Esse tipo de financiamento, chamado de “financiamento de terreno e construção”, permite que você adquira o terreno e tenha recursos para construir a casa dos seus sonhos em uma única operação.

O financiamento geralmente é dividido em etapas. Na primeira fase, você financia a compra do terreno. Em seguida, conforme o andamento da obra, os recursos para a construção são liberados em parcelas, de acordo com o cronograma aprovado pelo banco.

Quer saber mais sobre como financiar terreno e construção? Na Agente Imóvel, oferecemos consultoria personalizada para ajudar você a encontrar as melhores condições de financiamento. Entre em contato e comece a planejar o seu projeto imobiliário hoje mesmo!

Comparar Financiamento em todos os bancos!

Gostou este artigo?