A comunicação por e-mail é ainda uma das principais ferramentas usadas pelos internautas, o que faz do correio eletrônico algo determinante para aproximar empresas e clientes. E no meio corporativo, há diferentes maneiras de utilizá-lo. As principais são: e-mail de suporte às atividades da empresa, suporte ao cliente, newsletter como gerador de vendas e fidelização.
O primeiro se caracteriza por ser um tipo e e-mail enviado automaticamente quando o cliente entra em contato ou realiza uma compra, por exemplo. Nele consta, além da saudação em nome da empresa, a confirmação da transação e dados. Já o suporte ao cliente, como está sugerido, é aquele que serve como intermediário entre as necessidades do cliente e o atendimento da empresa.
Enquanto isso, o e-mail usado como newsletter (ou e-mail marketing) é o responsável por aproximar os clientes, além de manter relacionamento com quem a sua empresa já realizou algum tipo de negócio. Diferentemente do spam que, além de antiético, encontra diversas barreiras, este tipo de e-mail significa levar algum conteúdo ou novidade interessante para clientes previamente cadastrados.
Para que uma campanha de e-mail marketing seja bem sucedida, há determinados aspectos que devem ser observados. Vejamos:
- Construa uma base sólida, focando na qualidade dos seus contatos, em detrimento da quantidade. Assim, não compre listas de endereços. Incentive seus potenciais clientes a se cadastrar, sem forçar a barra. Se um internauta se cadastra para receber suas newsletter, ele está demonstrando interesse pela sua empresa e, certamente, ele não vai se sentir incomodado ao receber seus e-mails;
- Segmente seu público, estudando a maneira como os clientes chegaram à sua empresa e analisando quais são as suas necessidades e demandas. A partir disso, será possível construir conteúdos relevantes e oferecer informações que, de fato, agreguem conhecimento e sejam relevantes ao seu público;
- Analise dados e mensure resultados, conferindo a taxa de abertura dos e-mails, taxa de cliques, quais conteúdos geraram mais adesão e quais foram rejeitados, além de estudar motivos de cancelamento de assinaturas e afins. Para tanto, é possível contar com algumas ferramentas e metodologias diferenciadas. Para saber mais, leia o artigo publicado na iMasters, clicando aqui;
- Reestruture a sua estratégia, sempre que necessário. Ao perceber quais são os pontos fortes, reconstrua os frágeis e veja como pode melhorá-los. Lembre-se que este é um trabalho de longo prazo, mas que traz resultados duradouros.
No mercado imobiliário, as possibilidades de conteúdo para newsletter são muitas: envie estatísticas, divulgue imóveis, forneça dicas sobre compra, venda e aluguel de imóveis, mostre as novidades de sua empresa e tudo o mais que o seu público alvo e clientes estiverem disponíveis a receber e queiram ter acesso. Assim, um vínculo será criado e diversos resultados positivos serão alcançados.
Olá Nilton, que bom que gostou das nossas dicas. Se você quiser ver algum tema aqui, é só enviar sua sugestão para o nossa página no blog. Abraços!
Trabalho no ramo imobiliário, e utilizo este tipo ferramenta, e-mail marketing, e na maioria da vezês, sempre da algum resultado.
Suas dicas são de grande importância.