Imóvel comercial: como fazer uma boa compra?
Os imóveis comerciais do Brasil têm atraído a atenção de grandes investidores do mercado imobiliário mundial, que já consideram o país uma alternativa segura para concentrar os seus negócios.
Prova disso é que o Brasil passou a ocupar o 2º lugar entre os melhores países para se investir em imóveis comerciais em 2012, sendo que São Paulo se destacou como a 4ª colocada do ranking das cidades mais procuradas para o tipo de investimento.
Os dados são da 20ª pesquisa anual da Associação de Investidores Estrangeiros em Imóveis (AFIRE na sigla em inglês), cujos participantes foram seus próprios membros, donos de mais de US$ 874 bilhões em imóveis espalhados ao redor do mundo.
Entre os entrevistados, 18,6% afirmaram que o Brasil passa à frente do líder, EUA, no que diz respeito à oferta de oportunidades para valorização de investimentos imobiliários. A mudança fez com que o Brasil passasse da 4ª para a 2ª posição, fazendo a China cair para o 3º lugar do ranking.
A pesquisa da AFIRE é uma prova de que os imóveis comerciais, como escritórios, salas, lojas, agências e, até mesmo, galpões, têm ganhado destaque em meio às alternativas do mercado imobiliário.
Os investimentos são cada vez mais expressivos, tornando acirrada a disputa por imóveis à venda em São Paulo – SP e em outros grandes centros comerciais.
Ao contrário dos bens residenciais, a compra de imóveis destinados ao uso comercial deve ter como critério a busca por rentabilidade. Isso porque o comprador deve ter em mente que está, na verdade, dando início ao seu empreendimento.
Por isso, antes de escolher o ponto de partida de seu negócio, confira as dicas do Agente Imóvel para guiá-lo na compra de seu imóvel comercial.
Defina a sua necessidade
Para facilitar a sua procura, comece avaliando quais são as suas reais necessidades, ou seja, quais características o imóvel deve ter que não podem faltar em seu negócio.
Espaço, iluminação, ventilação, ruas movimentadas? Reflita sobre essas questões e identifique o tipo de construção mais apropriado para o seu empreendimento.
Não se esqueça de verificar também a qualidade da prestação de serviços como luz, água, telefone e internet, e reflita sobre a possibilidade de algum desses pontos ainda lhe causar problemas futuros.
Além disso, uma boa recomendação é sempre questionar o motivo da venda do imóvel, para melhor avaliar os possíveis riscos que envolvem a aquisição.
Imagem: Free Digital Photos.
Verifique a disponibilidade
Por se tratar de um imóvel comercial, o comprador deve certificar a legalidade e regularização do bem junto a órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Atividades que podem envolver a saúde, por exemplo, como bares e restaurantes, necessitam do alvará da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal.
O Habite-se da construção e a lei de zoneamento do município devem ser verificados e é imprescindível conferir se a planta do imóvel continua atualizada (caso haja obras posteriores à sua construção), regularizada e aprovada pela Prefeitura.
É preciso verificar também as exigências do Corpo de Bombeiros, a permissão dos órgãos Estadual e Municipal do Meio Ambiente e de Controle de Atividades Poluentes e a legislação municipal a respeito da instalação de anúncios no local.
Essas medidas servem como garantia de que o imóvel escolhido atende às exigências para o seu funcionamento, evitando possíveis surpresas capazes de impedir sua atividade.
Rastreie o seu público-alvo
Mais do que escolher um imóvel, o comprador deve estar ciente de que está definindo o seu ponto comercial. Por isso, questões externas, como o perfil dos moradores devem ser avaliadas.
Procure conhecer os hábitos e horários da vizinhança (se realiza mais atividades diurnas ou noturnas, por exemplo), quais são os lugares mais frequentados, qual a idade dominante e, principalmente, se todos esses dados se encaixam no perfil do seu público-alvo.
O cuidado, que funciona como uma verdadeira pesquisa de mercado, permite que você descubra possíveis fragilidades ou potencialidades de seu negócio.
Analise a concorrência
Assim como o rastreamento de seu público-alvo, a análise dos concorrentes permitirá uma avaliação dos indícios sobre a situação do mercado.
Em casos de um mercado saturado, é possível prever a necessidade de investir constantemente em meios que façam seu negócio sobressair-se em relação aos outros. Já em áreas pouco exploradas, é preciso pensar sobre a demanda de clientes e como atrair o público para seu comércio.
Essa preocupação é um complemento para sua pesquisa, servindo como parâmetro capaz de auxiliá-lo em sua decisão final.
Verifique a acessibilidade
Dependendo de qual for o segmento de seu empreendimento, diferenciais como vagas de estacionamento e entrada para carga e descarga de materiais são fundamentais.
A dica é sempre colocar-se no lugar de seu cliente, analisando a acessibilidade do local onde o imóvel se encontra.
Analise desde as condições para quem vai de carro, até o acesso de quem se desloca utilizando o serviço de transporte coletivo. Além disso, certifique-se de que o imóvel selecionado e seus arredores contam com rampas de acesso (não apenas para cadeirantes, mas também para carrinhos de bebês, por exemplo) e elevadores (em caso de imóveis com mais de um andar).
Mãos à obra!
Comprar um imóvel comercial exige uma busca que vai além da escolha por tamanho, disposição dos cômodos ou, até mesmo, preço. A aquisição leva em consideração inúmeros aspectos que, muitas vezes, não estão diretamente ligadas ao imóvel, mas sim, à sua localização e à vizinhança.
Por isso, siga as dicas do Agente Imóvel, avalie as opções disponíveis e comece a planejar as melhores estratégias para o seu mais novo empreendimento comercial.