Nos últimos anos muito se fala da palavra sustentabilidade. Está na moda ajudar o planeta. E o melhor é que essa onda aguça a criatividade de profissionais das mais diversas áreas, inclusive designers, arquitetos e decoradores. Mas não é preciso ser um especialista para decorar a casa do jeito que o planeta gosta. Basta deixar a curiosidade e a imaginação rolarem soltas.
Uma das saídas que os desenvolvedores estão tomando é a substituição da madeira na criação de seus móveis. Afinal sabemos que o desmatamento é uma das ações do homem que mais prejudicam o meio ambiente. O Senai do estado de Goiás em parceria com a Embambu lançou no dia 1° de março uma linha de móveis que adotam o bambu como principal matéria-prima. Uma alternativa eficiente, pois além de manter a resistência e qualidade dos móveis convencionais, o impacto gerado na natureza é muito menor. Sem falar na sofisticação, que é assegurada pelo talento do gestor do projeto Gregory Kravchenko – designer do Núcleo de Inovação e Design de Móveis do Senai Goiás – e sua equipe. Porém a madeira não é a única preocupação dos criadores. O famoso estilista e designer Alexandre Herchcovitch, por exemplo, irá assinar uma linha que contará com sofás, cadeiras e chaise longue sustentáveis. Nela os tecidos serão criados a partir de sobras da indústria têxtil e da reciclagem de garrafas pet.
Criação de Tejo Remy.
Já o estúdio Superlimão, que tem seus trabalhos voltados para criações referenciadas em técnicas de reuso e de baixo impacto ambiental, teve uma ótima ideia ao desenvolver a luminária Copólios. Ela é feita de copos plásticos descartáveis, ainda muito usados por empresas e lanchonetes.
Enquanto o hábito de levar a própria caneca para o escritório não pega, a solução é reaproveitar esse material, um dos mais nocivos ao meio-ambiente devido ao seu longo período de decomposição.
Luminária Copólios por Superlimão.
Esses são apenas alguns exemplos do que se está fazendo por aí. Muitas coisas boas ainda estão para aparecer, o que só aumenta o leque de variedades para decorar a casa de forma sustentável. Mesmo não sendo um profissional de decoração, é possível optar por objetos, móveis e até materiais de construção que denigrem menos o planeta. Opções não faltam para deixar a casa cheia de bom gosto ao mesmo tempo em que se ajuda o meio-ambiente.
Fontes:
[…] antigos dando-lhes outras funções é sempre viável, além de correto, já que atualmente a sustentabilidade deve predominar, inclusive na […]