Uma das cidades mais antigas do Brasil, estrategicamente localizada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Paraty é cercada por belas praias, cachoeiras e tem um centro histórico bastante preservado. E, além dos cenários paradisíacos, o visitante, ao chegar à cidade, encontrará moradores acolhedores, infraestrutura excelente, inclusive para o aluguel por temporada e muitas opções de roteiros e atividades.
Por ser uma cidade litorânea, Paraty tem movimento intenso durante o verão. Mas, diferentemente de outras cidades com praias, ela não recebe turistas apenas durante o verão. As noites de inverno em Paraty são convidativas para um passeio pelo centro histórico, com direito a paradas em restaurantes para provar a gastronomia local, que é ímpar e tem influência das cozinhas mineiras, paulista e fluminense.
Para os mais interessados em história, há o centro histórico com sua arquitetura imponente, seus casarões restaurados, ruas de pedras e Igrejas do tempo colonial, testemunhas do tempo em que Paraty fazia parte do roteiro da corrida do ouro.
Aliás, os turistas que querem saber mais sobre este importante período da história brasileira podem visitar o Caminho do Ouro, uma estrada construída por escravos, usada para escoar o ouro de Minas Gerais. O trajeto pode ser feito a pé, a cavalo ou de bicicleta, que é o transporte mais usado na cidade. As bicicletas podem ser locadas por valores bastante acessíveis, assim como barcos e escunas.
Como a temperatura permanece estável mesmo durante o inverno em Paraty, os turistas que visitarem a cidade nesta estação do ano podem aproveitar o cenário natural da cidade e entrar em contato com a natureza. É possível fazer trilhas na mata preservada da cidade e conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina, que foi criado para proteger a Mata Atlântica que cerca Paraty.
Além disso, as casas de espetáculo e os restaurantes da cidade são bastante convidativos e receptivos, garantindo programações e tornando a estadia na cidade ainda mais agradável.