Tamanho, localização e infraestrutura do bairro podem ser destacadas entre os fatores que influenciam o valor de compra e venda de imóveis. Algumas características em particular, porém, são capazes de valorizar ou, até mesmo, depreciar o imóvel e, consequentemente, afetar o seu preço de comercialização.
Entre os itens responsáveis por elevar o preço na negociação, valorizando o bem, a existência da garagem e do banheiro privativo tem sido a grande aposta dos investidores de São Paulo. Segundo o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto, só por contar com uma vaga a mais de garagem, o imóvel na capital paulista já pode ter um acréscimo de 10% a 15% em seu preço final.
Além disso, espaços de convivência também estão na lista dos diferenciais que influenciam de maneira determinante no valor de negociação – a favor do vendedor. Especialmente no que se refere a apartamentos pequenos, a existência de áreas de lazer, playgrounds, piscinas e salão de festas, por exemplo, são fatores decisivos na hora da compra.
Também em relação às casas à venda, os espaços dedicados ao lazer são itens muito requisitados. A exigência dos compradores, no entanto, é que áreas como o quintal, jardim ou espaços com churrasqueira estejam bem cuidadas, causando boa impressão nos interessados.
Para os especialistas, a crescente demanda por imóveis com tais diferenciais está diretamente ligada à busca por praticidade. Isso porque, cada vez mais, os moradores tendem a basear suas escolhas nas facilidades adquiridas para favorecer uma rotina acelerada.
Em contrapartida, é importante alertar os donos de imóveis que, assim como certos itens podem valorizar o bem, outros são capazes de dificultar a sua venda. Nesse quesito, armários embutidos e revestimentos exóticos estão no ranking dos fatores responsáveis por espantar possíveis compradores.
A dica, portanto, é evitar o chamado excesso de personalidade deixado na construção. Ou seja, ao reformá-lo, dê preferência por materiais e cores discretas, a fim de não deixar que seu estilo pessoal interfira no imóvel. A intenção, na verdade, é melhorar a aparência do imóvel, mas sem caracterizá-lo de um modo que cause estranheza nos futuros moradores.
Fonte: Via Jornal da Tarde.