Graças à primavera, as flores estão em alta quando o assunto é decoração. Isso também porque, além de combinar com a estação, as plantas têm um grande potencial para deixar qualquer ambiente ainda mais arejado e bonito.
No entanto, nem todo mundo tem tempo ou disposição para cuidar das flores como elas necessitam, certo? As flores naturais precisam ainda de iluminação e ventilação adequadas para sobreviver, o que, dependendo da casa ou apartamento, não é possível.
Por isso, as flores artificiais estão ganhando espaço, garantindo uma decoração prática e bonita. Elas já cumprem esse papel há tempos e foram sucesso durante as décadas de 60 e 70. A novidade é que, atualmente, elas ressurgem muito mais elaboradas, com aparência idêntica, tanto que apenas com o toque é possível distingui-las das naturais.
A maior vantagem de se criar arranjos de flores artificiais para a decoração dos cômodos é que eles ficarão mais agradáveis, visualmente falando, por muito mais tempo, causando ainda o mesmo efeito decorativo que as plantas naturais têm.
No entanto, para que o ambiente fique bem decorado, é importe que se considere tamanho e tipo do arranjo com o espaço e a base sobre o qual será colocado. Um vaso de material e designer arrojado em cima da mesa da cozinha, por exemplo, é capaz de transformar o local como um todo, desde que esteja dentro das proporções certas em relação ao tamanho da mesa.
Para evitar que os arranjos fiquem com aquela cara de artificial, é importante investir em réplicas de qualidade, confeccionadas com materiais texturizados de forma a imitar da melhor maneira as características de uma flor natural.
Nesse sentido, uma opção muito acertada são as plantas feitas em silicone e, que devido ao material, deixam as folhas macias. Quanto às cores, o melhor é apostar nas neutras ou nos modelos em que a cor seja muito próxima da flor original, respeitando suas características. Vale observar também se o produto tem um bom acabamento, sendo que alguns arranjos têm até espinhos e raízes que dão mais rusticidade à peça.
A dica para saber qual o tipo de flor mais indicado para cada ambiente, continua valendo a mesma regra das plantas naturais:
– para os banheiros, as mais indicadas são as orquídeas;
– para os quartos, as rosas e as flores e do campo;
– para a sala, cachepôs com folhagens são bem-vindos.
Se mesmo assim, ainda ficarem dúvidas, é possível apostar nos lírios e orquídeas brancas que, além de conferirem mais elegância aos ambientes, estão sempre em alta na decoração, independente do espaço onde permanecerão.
Por fim, é importante lembrar que mesmo as flores artificiais merecem cuidados. Elas devem ser higienizadas regularmente, para que o pó não tome conta dos arranjos. O processo deve ser feito de acordo com as recomendações do fabricante, pois cada material sugere um tipo de limpeza.