A aparência do imóvel tem importância vital na hora de negociar uma venda. Limpeza, organização e, principalmente, o bom estado da infraestrutura são fatores capazes de incentivar ou desmotivar – totalmente – um comprador, influenciando também no preço cobrado pela casa ou apartamento à venda.
Nesse sentido, para quem encontra dificuldades na hora de vender um imóvel usado, uma alternativa é recorrer ao home staging, um serviço cuja finalidade é melhorar a aparência do imóvel, seja através da decoração ou pequenas reformas, na tentativa de facilitar a sua comercialização.
A prática, originada nos Estados Unidos, fez tanto sucesso que, hoje, conta com empresas especializadas, contando ainda com profissionais especialmente dedicados à revitalização de imóveis.
O serviço de consultoria é realizado por meio de visitas à propriedade, mas pode ser desenvolvido com o auxílio da internet e outros meios de comunicação, como o telefone. Nesse caso, o dono do bem se encarrega de enviar fotos de todos os espaços necessários que, por sua vez, servirão para o desenvolvimento de um projeto elaborado pelo profissional – de acordo com o orçamento do cliente.
Home Staging x Decoração de imóveis
Uma preocupação constante entre os que atuam na área é ressaltar que o serviço de home staging não é decoração. A principal diferença está no fato de que a decoração é um trabalho elaborado a partir das particularidades do morador, considerando seus gostos e preferências. Já o home staging consiste em deixar o ambiente o menos personalizado possível, na tentativa de atrair e agradar um número maior de pessoas interessadas em efetuar a venda.
Além disso, é importante observar que o serviço não é focado na valorização do imóvel, ou seja, o trabalho não tem a intenção de aumentar o seu valor de mercado, mas sim colaborar para que o bem seja vendido com mais rapidez e facilidade. Dessa forma, a valorização dos preços é algo que pode acontecer naturalmente, de acordo com a negociação entre vendedor e comprador.