Índice
O imóvel na planta é uma boa opção para quem não tem urgência em mudar de residência, mas tem sempre em mente aquela ideia de “quero comprar um apartamento”, o popular sonho da casa própria. Além disso, os preços praticados costumam ser entre 20 a 30% mais baratos que os de apartamentos já prontos. Imóveis na planta ainda contam com uma margem de valorização que pode chegar a 50% do valor original após sua entrega.
Tudo isso faz com que essa modalidade seja não apenas uma futura moradia, mas um bom investimento. Mas, será que ele é pra qualquer pessoa? Em que devo ficar de olho na hora de comprar um imóvel na planta?
Apartamento na planta: para quem pode esperar
De cara, a primeira coisa que é preciso ter em mente é que um apartamento na planta leva em média de dois a três anos para ficar pronto. Atrasos na entrega das chaves podem acontecer e não são incomuns. Por isso, quem optar por comprar imóvel na planta não deve ter pressa ou data específica para fazer a mudança.
Assim, são indicados para aquelas pessoas que já têm onde morar, mas que almejam se mudar para um lugar maior ou com arquitetura mais a seu gosto só daqui alguns anos. Pessoas que buscam uma transição rápida, ou que não desejam optar pelo aluguel não devem escolher essa opção.
Como adquirir um apartamento na planta
Quem compra apartamento na planta não pode financiá-lo através de bancos pela falta do Habite-se (documento emitido apenas no fim da construção que alega que o imóvel foi feito seguindo todas as exigências e pode ser habitado). Inicialmente o valor é parcelado e pago diretamente às construtoras durante o período de construção. Neste caso, as parcelas pagas não têm incidência de juros, mas sofrem correção segundo o índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
O valor indicado no contrato vai aumentando até o imóvel ficar pronto e você passar o financiamento para o banco. Especialistas do mercado imobiliário afirmam que é comum as construtoras oferecem um desconto para pagamento adiantado, mas eles alertam que não é um bom negócio, pois problemas podem acontecer antes da entrega do imóvel. Vale lembrar também que se a entrega atrasar é ilegal continuar corrigindo o valor pelo INCC.
Agora que está por dentro dos assuntos mais básicos, separamos alguns itens para quem optar pela compra na planta ficar atento.
Apartamento na planta, no que ficar de olho
Existem alguns passos gerais para evitar dores de cabeça com essa aquisição:
- Planejamento do imóvel que deseja, escolha uma unidade dentro dos padrões de compra para o seu orçamento
- Pesquise o histórico da construtora que irá trabalhar no seu contrato a fundo
- Preserve toda a documentação de contrato, registre todas as transações em cartório e mantenha conhecimento de todas as informações importantes durante o processo desde a prospecção até a entrega das chaves.
- Visite o local da construção e, periodicamente, busque saber detalhes sobre o andamento da obra.
- Proteja-se juridicamente em caso de atrasos e, para os seguros, sempre busque ser o beneficiário para não correr risco de deixar a indenização em caso de atraso ou desistência nas mãos de uma incorporadora
Fato importante é que a segurança de um bom negócio começa mesmo com a escolha da construtora e incorporadora. Pesquise a empresa no Conselho Regional de Engenharia e no Procon, se existem processos e se as obras são regularizadas junto à prefeitura com alvará, registros e projetos anteriores.
E para quem está decidido a fechar negócio, temos outras dicas sobre como comprar apartamentos na planta.
Para mais notícias do Mercado Imobiliário, clique aqui.