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Você está em dúvida sobre qual a melhor forma de utilizar estratégias de marketing na sua construtora? Nós podemos ajudar!
Empresas do mercado imobiliário, assim como de outros segmentos, podem utilizar de uma ampla variedade de ações e estratégias de marketing. No entanto, ser assertivo na escolha é fundamental para atingir os objetivos e evitar gastos desnecessários.
Neste artigo, você vai entender melhor a relação ente outbound e inbound marketing. O que é cada uma dessas estratégias, como podem ser usadas por construtoras e qual a melhor a ser empregada.
Inbound Marketing x Outbound Marketing
As duas estratégias podem englobar os mesmos objetivos, mas sua execução é totalmente diferente, assim como a forma de praticar cada ação de marketing.
No caso de construtoras ou incorporadoras, conhecer cada uma delas é essencial. Uma vez que ambas, se bem aplicadas, podem servir para alavancar um lançamento imobiliário, fortalecer sua marca, aumentar o número de seguidores em redes sociais, atrair compradores para stand de vendas e muito mais.
Inbound Marketing
O inbound marketing é uma metodologia que utiliza estratégias e ações de marketing com a finalidade de atrair, engajar, converter e fidelizar clientes.
Em tradução livre, significa marketing de atração. Sua premissa principal é de atrair o público-alvo (persona) até a empresa de forma natural. Por exemplo, apresentando problemas e soluções para que um potencial cliente solicite os serviços ou produtos por si só.
Esse interesse é gerado, principalmente, através do conteúdos variados em diferentes mídias. A estratégias e ações chamadas de marketing de conteúdo podem envolver textos, vídeos, imagens, gifs, etc.
É preciso que o material produzido seja relevante, então, dicas, respostas de potenciais dúvidas e solução de problemas são boas formas de engajar. Claro que sempre seguindo o Funil de Vendas, que consiste em direcionar seu cliente através de textos específicos para a etapa de compra que ele se encontra (topo, meio e fundo).
Outbound Marketing
Também conhecido como Marketing Tradicional, ele tem o objetivo de trazer clientes para uma empresa por meio da oferta direta de produtos ou serviços. O outbound pode ser definido ainda como um conjunto de estratégias e práticas de marketing onde a marca da empresa têm um papel mais ativo na prospecção de clientes.
Esse tipo de estratégia foi a mais utilizada durante o século passado, crescendo muito com o uso de mídias como rádio e televisão, por exemplo. Mas também por meio de outros modelos de propaganda, como jornais, revistas mala direta (como cartas de vendas enviadas as pessoas pelo correio), cartazes, outdoors, patrocínios em eventos.
Mas não é apenas nesses meios que o outbound marketing é utilizado, os meios digitais também são presentes. Em Banners, vídeos de anúncios e pop-ups em páginas de sites, blogs, e outras plataformas por exemplo.
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Como aplicar essas estratégias no Marketing Imobiliário
Uma construtora pode utilizar tanto da estratégia de inbound marketing quanto de outbound.
O inbound pode ser usadopara gerar mais e melhores leads, atrair investidores e divulgar de maneira ampla e direcionada seus produtos. Os conteúdos produzidos e divulgados pela construtora em sites especializados, blogs, redes sociais e outras plataformas agregam valor para o público e os guia pelas etapas de compra.
Entre as vantagens de utilizar este tipo de tática estão: criação de ativos de conteúdo que perduram por mais tempo, a possibilidade de automatizar alguns processos, e a garantia de um custo menor do que a verba que seria gasta com outbound.
Claro, é preciso observar sempre por meio da mensuração de resultados se o a estratégia escolhida funciona e está atrelada aos objetivos da sua construtora. Mas sempre tenha em mente que a mensuração do inbound é mais rápida do que a do outbound.
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Uma boa maneira de começar com o inbound é contratar uma agência digital. Já com o outbound marketing a construtora investirá numa promoção mais ativa da sua marca e produtos.
A construtora que decidir aplicar outbound em suas estratégias pode utilizar tanto meios tradicionais de publicidade e propaganda quanto os mais modernos. Ou seja, ela pode investir em ações como cartazes, comerciais de televisão, rádio, mala direta, etc. Como também por meios digitais, os banners e pop-ups, ou ainda o e-mail marketing, que é uma forma ativa de mala direta no ambiente virtual para prospectar leads e fechar mais vendas.
Qual o melhor modelo de marketing para a sua construtora?
O ideal é que a construtora invista em estratégias de marketing em ambas modalidades, pois, quando bem trabalhadas, as duas atingem o público alvo. Ainda mais no caso do mercado imobiliário que pode agregar leads que são mais resistentes a uma ou outra forma atração.
Ou seja: alguns clientes podem chegar apenas por ações de outbound, e e outros por meio de inbound marketing.
Mas é preciso pontuar que o inbound tem ganho cada vez mais força nos dias atuais por conta da mudança nos hábitos de compra dos consumidores, principalmente os mais jovens. Sendo assim, atuar nos meios digitais ou tradicionais está diretamente ligado ao público-alvo da empresa.
E não esqueça a melhor forma para descobrir sua estratégia de marketing é testando, testando e testando.
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