Moradores da Cidade de São Paulo devem preparar o bolso. Segundo a Prefeitura da Cidade, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vai aumentar em 2014. A projeção é de que a arrecadação com o imposto saltará de R$ 5,5 bilhões e chegará a R$ 6,8 bilhões em 2014.
A alta do imposto é um dos itens previstos no projeto de Orçamento para 2014 que a administração municipal enviou para avaliação dos vereadores.
Os números envolvendo tanto a revisão do IPTU como a valorização do mercado imobiliário em São Paulo são bem superiores do que o índice de inflação comum. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), frequentemente usado para balizar reajustes salariais, subiu 6,09% entre setembro de 2012 e agosto de 2013.
O índice dos preços do mercado imobiliário do Agente Imóvel mostra que o preço do metro quadrado na capital subiu 13% no último ano.
A Prefeitura diz que não vai repassar toda a valorização do mercado imobiliário na forma de imposto à população. Por isso, estuda um projeto de aumento do IPTU que terá redução da alíquota do tributo, limitação dos “aumentos nominais do imposto” e aprimoramento dos mecanismos de descontos. O total de contribuintes do IPTU considerados isentos deve permanecer o mesmo, segundo a Prefeitura.
Fonte: Globo.com