Em tempos quando as pessoas vivem em espaços cada vez menores, onde o cinza das grandes cidades domina as paisagens vistas das janelas, a alternativa que muita gente encontra é harmonizar os ambientes com plantas, tanto dentro como fora de casa. Nesse sentido, uma das tendências que têm se concretizado são os jardins verticais, montados na varanda, sala, cozinha e em outros espaços.
Os jardins verticais são feitos com plantas penduradas na parede, transformando qualquer ambiente, deixando-o mais vivo e convidativo. Essa técnica foi desenvolvida justamente porque grande parte dos imóveis construídos atualmente dispõe de pouco espaço horizontal.
Embora muito parecido com os jardins comuns, esse tipo de jardim requer alguns cuidados especiais. Por ser verticalizado, a água penetra pouco nas plantas, sendo assim necessário regar o jardim constantemente. Nesse sentido, há duas possibilidades: utilizar um regador ou a técnica de gotejamento. O gotejamento é a forma mais funcional, pois basta apenas inserir uma pequena mangueira perfurada no substrato da planta e o temporizador regula a distribuição das gotas de água.
Outro cuidado necessário para garantir a resistência do jardim posicionado na vertical são as travas de segurança, caso contrário as plantas podem cair na primeira chuva ou ventania.
Não há restrições de plantas para montar um jardim vertical, no entanto antes de escolher é aconselhável considerar o ambiente onde a planta será inserida. Portanto, é valido investigar quais as condições ou necessidades de sobrevivência da espécie escolhida. Um ambiente interno, por exemplo, requer plantas de meia sombra, como bromélias, lírio da paz e aspargo, enquanto que áreas externas aceitam espécies como liríope, ixória, heras, cinerária marítima entre outras que são mais resistentes ao sol e o vento.
Uma dica interessante para quem gosta de ter temperos verdes sempre à mão é cultivar uma pequena horta economizando o espaço do quintal da casa. Além de praticidade, o ambiente ganha outra cara e fica mais paisagístico. Salsinhas, cebolinhas, alecrim e outros temperos podem ser plantados em pequenos vasos que podem ser pendurados em uma parede ou mesmo postos em balcões ou mesas.
Um jardim vertical em casa, além de mudar a estética do ambiente, tornando-o mais interessante, tem também o poder de deixar a casa mais arejada, garantindo a sensação de frescor e um toque de conforto, influenciando até mesmo no bem-estar da família.