Pessoas mais familiarizadas com investimento com certeza já ouviram falar em Letra de Crédito Imobiliário , mas para aqueles novos nesse mundo, a LCI pode ser bem complicada de entender.
Mas não se preocupe, vamos agora te explicar tudo sobre ela:
O que Letra de Crédito Imobiliário
Esse produto financeiro é algo usado por pessoas que querem fazer seu dinheiro render, ou então diversificar seu leque de aplicações. A LCI se enquadra na modalidade de investimento em renda fixa, ou seja, o processo costuma agradar pois o cliente sabe exatamente o que esperar, não há muitas mudanças no decorrer do processo.
Como o nome já diz, esse título é direcionado ao mercado imobiliário. Ou seja, seu objetivo é conseguir capital para que bancos façam financiamentos ou empréstimos para compra de imóveis.
Os bancos coletam esse valor de investidores e o usam para disponibilizar seus serviços para clientes interessando em adquirir imóveis e ganham nos juros pagos por eles.
Por lei toda Letra de Crédito Imobiliário deve ser registrada na Cetip (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados) e as instituições financeiras precisam estar devidamente cadastradas no Banco Central.
Tipos de LCI
Como na maioria dos dos investimentos em títulos da renda fixa, a Letra de Crédito Imobiliário possui taxas semelhantes:
LCI pós-fixada
Mesmo que investidor só fique sabendo sobre seu rendimento no fim de seu prazo de investimento, o valor é atrelado ao CDI e oscila próximo da taxa Selic.
LCI pré-fixada
Como o nome já diz, aqui a taxa de juros é fixa desde o momento da aplicação, e o investidor já sabe quanto vai receber.
Híbrida
Quando se faz a união das duas modalidades, parte da renda é definida no momento da aplicação e a outra é atrelada a um indexador, como o índice IPCA.
Cuidado: Não confunda LCI com LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), embora funcionem da mesma forma, esta segunda é usada para a captação de recursos nos serviços de investimento do agronegócio.
Aqui no Agente Imóvel você faz seu financiamento imobiliário com a menor taxas do mercado: