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O primeiro passo para quem quer comprar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida é entender como o programa funciona. Isso porque ele não é exatamente como um financiamento imobiliário comum, e tem suas particularidades em todas as fases da aquisição do imóvel. Por isso, para esclarecer esse processo em sua integridade, o Agente Imóvel trouxe um passo a passo com todos os detalhes a respeito de cada etapa desse tipo de financiamento. Quer entender melhor e não errar na hora de comprar o seu bem? Continue a leitura e saiba mais!
Minha Casa Minha Vida em 2025
O MCMV não é um financiamento imobiliário comum, e além disso, em 2025 ele terá algumas mudanças. As principais mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida incluem:
- Aumento na entrada para financiamentos de imóveis usados: no Sul e Sudeste, a entrada mínima agora é de 50% do valor do imóvel.
- Redução no valor máximo dos imóveis que podem ser financiados: antes, o valor máximo era R$ 350 mil, no entanto, agora foi reduzido para R$ 270 mil em todo o país.
- Candidatos não podem ter utilizado anteriormente os benefícios do programa para compra de outro imóvel e devem comprovar a capacidade de pagamento do financiamento.
Essas mudanças foram implantadas para diminuir os financiamentos de imóveis usados e incentivar a construção de imóveis novos. Alinhando-se assim à meta do governo de construir 2 milhões de novas unidades habitacionais até 2027.
Saiba em qual faixa de renda você está no Minha Casa Minha Vida
Ao pensar em participar do programa Minha Casa Minha Vida, o que vai guiar todas as suas ações, está baseado nas faixas de renda, e você precisa saber em qual delas sua situação se enquadra.
As faixas de renda do MCMV determinam os benefícios e subsídios que as famílias podem receber. Esse ano, as faixas foram atualizadas, o que resultou em mudanças para algumas famílias.
Veja a tabela abaixo:
Faixas | Renda familiar (bruta) | |
Áreas urbanas (mensal) | Áreas rurais (anual) | |
Faixa 1 | até R$ 2.850,00 | até R$ 34.200,00 |
Faixa 2 | de R$ 2.850,01 a R$ 4.700,00 | de R$ 34.200,01 a R$ 56.400,00 |
Faixa 3 | de R$ 4.700,01 a R$ 8.000,00 | de R$ 56.400,01 a R$ 96.000,00 |
Valor do imóvel em áreas urbanas
- Faixa 1: o imóvel pode custar até R$ 170.000,00
- Faixa 2: o imóvel pode custar até R$ 264.000,00
- Faixa 3: o imóvel pode custar até R$ 350.000,00
Valor do imóvel em áreas rurais
- Novas moradias: o imóvel pode custar até R$ 75.000,00
- Melhoria de uma moradia: o valor pode chegar a até R$ 40.000,00
Vale ressaltar que as regras colocadas abaixo não são as mesmas quando o imóvel for cedido por sorteio do programa, ok?
Além disso, alguns grupos possuem prioridade no programa.
- Famílias que tenham a mulher como responsável pela unidade familiar;
- Famílias que possuam pessoas com deficiência, inclusive aquelas com transtorno do espectro autista;
- Famílias que possuam criança idosa, criança ou adolescente;
- Famílias que possuam pessoas com câncer ou doença grave;
- Famílias que tenham perdido seu imóvel em razão de desastre natural;
- Famílias que precisam abandonar suas casas devido a obras públicas;
- Famílias que possuem mulher vítima de violência doméstica como principal provedora de renda;
- Residentes em área de risco;
- Povos indígenas e quilombolas.
Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida
É possível se inscrever no Minha Casa Minha Vida online ou em postos de atendimento, como a Caixa Econômica Federal e as Secretarias Municipais de Habitação. Também é possível entrar em contato com alguma construtora parceira do programa.
Documentos necessários
- Documento de identidade (RG ou CNH)
- CPF
- Comprovante de renda
- Comprovante de residência
- Certidão de nascimento ou casamento
- Declaração de Imposto de Renda (se aplicável)
Organize a documentação para o Minha Casa Minha Vida
Qualquer financiamento tem a documentação como uma das etapas mais burocráticas para a concessão de crédito. No caso do Minha Casa Minha Vida, não é diferente, e é essencial contar com todos os documentos exigidos em dia. O governo, inclusive, oferece descontos nas despesas de cartório para quem fizer parte do programa.
Lembre-se: sem a documentação é muito mais difícil que seu pedido de financiamento seja aprovado. Normalmente, é impossível liberar crédito diante da falta de quaisquer documentos solicitados.
Existem situações nas quais essa etapa vem ainda antes de você escolher o imóvel. Isso porque há construtoras que, com base no valor obtido por meio de uma simulação que elas mesmas realizam na Caixa, sugerem um imóvel com o melhor custo-benefício para o cliente.
Escolha o seu imóvel pelo Minha Casa Minha Vida
Para iniciar, é claro, você deve escolher qual imóvel deseja financiar pelo programa Minha Casa Minha Vida. É possível optar por um bem que já esteja construído ou até mesmo na planta. Entretanto, ele deve ser novo.
Muitos decidem fazer a aquisição de um imóvel na planta, pois já é possível quitar parte do valor (entrada) durante o período de obras. Ou seja, aproximadamente 50% da quantia já estará paga em dois anos, o tempo médio de entrega do imóvel.
O único fator limitante, além dos mencionados, é o valor. Um imóvel a ser financiado pelo Minha Casa Minha Vida não pode ultrapassar certos valores, como dito anteriormente.
Como funciona a aprovação do financiamento Minha Casa Minha Vida?
Com os documentos em mãos, a Caixa Econômica Federal passará a sua solicitação de financiamento para a etapa de aprovação, onde é avaliado dois índices:
- Score do Serasa: pontuação que classifica qual a chance de uma pessoa pagar as suas contas em dia nos próximos 12 meses.
- Suas informações junto ao BACEN (Banco Central do Brasil): detalhes sobre operações de crédito contraídas e limites concedidos por instituições financeiras.
Um dos benefícios da Caixa é que ela costuma aprovar financiamentos rapidamente caso os documentos estejam em bom estado e completos.
Entrada do Minha Casa Minha Vida
O valor de entrada no programa Minha Casa, Minha Vida corresponde à parcela inicial que o comprador deve pagar no início do contrato para adquirir o imóvel. Essa quantia é essencial para reduzir a parte do valor total do imóvel que não será financiada, ficando a cargo do comprador.
O cálculo do valor de entrada considera os seguintes fatores:
- Preço do imóvel: o valor total da propriedade influencia diretamente o montante da entrada.
- Renda mensal do comprador: o financiamento não pode comprometer mais de 30% da renda familiar mensal, impactando o cálculo da entrada.
- Uso do FGTS: é possível utilizar o FGTS para complementar o valor da entrada, caso o comprador tenha saldo disponível.
Entrega das chaves: última etapa do Minha Casa Minha Vida
A entrega das chaves é também o momento em que o pagamento do financiamento começa na prática.
Entretanto, ainda que seja um dos momentos finais de toda essa história, é importante levar alguns detalhes em conta antes de finalmente relaxar em sua casa própria. Anote:
Memorial descritivo
Verifique todas as especificações do imóvel, como descrito no memorial descritivo, para evitar surpresas futuras.
Vistoria
Certifique-se de que portas, janelas, pisos, instalações hidráulicas, elétricas e outros itens estejam em perfeitas condições.
Agora, com tudo certo, você poderá aproveitar ao máximo o seu novo lar pelo Minha Casa Minha Vida!
Restou alguma dúvida?
Se ainda ficou alguma questão sobre o tema, confira este artigo com as principais perguntas respondidas pelos nossos especialistas e garanta que está pronto para essa conquista!
FAQ
Preciso ser corretor de imóveis para participar?
Não! Imobiliárias, consultores financeiros do setor imobiliário e proprietários de imóveis também podem participar.
Quanto tempo demora para receber a comissão?
O pagamento da comissão ocorre após a assinatura do contrato e o registro do financiamento em cartório.
A Agente Imóvel trabalha com quais bancos?
A Agente Imóvel possui parcerias com a maioria dos principais bancos do Brasil (Santander, Caixa, Itaú, BRB, Bradesco, entre outros), garantindo sempre as melhores condições.
Existe um limite de indicações por parceiro?
Não há limite! Quanto mais clientes indicar, mais comissões você ganha.