Com o avanço da internet e expansão das chamadas redes sociais, profissionais do mercado imobiliário mundial foram obrigados a adotar novas estratégias para alcançar o seu consumidor. As negociações passaram dos escritórios de corretores e recepções de imobiliárias para chats, caixas de e-mail, visores de celulares e, até mesmo, videoconferências.
Nesse contexto, o que se pode detectar é o surgimento de um novo perfil de consumidor e uma nova era no mercado, marcada pela praticidade, urgência e interação.
Mudança de comportamento: o consumidor online
Graças aos avançados mecanismos de busca na internet, destacando o gigante Google, novas possibilidades de pesquisa surgiram ao consumidor. Sites, blogs, portais, revistas online, e-books, são apenas alguns dos meios utilizados para acessar informações relevantes acerca de determinado tema – gratuitamente.
Além disso, tablets, notebooks e smartphones conectados foram totalmente incorporados à rotina do usuário, facilitando, ainda mais, o seu acesso à informação.
Trazendo essa realidade para o mercado imobiliário, não é difícil encontrar meios virtuais exclusivamente destinados à compra e venda de imóveis. Opções como essas oferecem ao consumidor não só a praticidade, como também, a comodidade de realizar pesquisas extensas e completas acerca de seus interesses.
A facilidade trouxe à tona novas exigências do usuário. Se antes, ele se contentava com a opção de visualização de fotos, por exemplo, hoje, ele preza por fotografias bem tiradas, com boa iluminação, alta qualidade e variedade de ângulos e posições.
Outro detalhe importante é que a comparação de preços deixou de depender de inúmeras visitas a imobiliárias localizadas em diferentes pontos da cidade, sendo possível realizar um levantamento completo com apenas alguns cliques – incluindo diversos tipos de imóveis, com características e localidades distintas.
Mas afinal, como se adaptar?
A busca por imóveis foi otimizada, dando origem a um público mais atento e crítico. A negociação, por sua vez, passou a comparar ainda pontos de vista com o de outros usuários, que compartilham suas experiências em sites de relacionamento.
Com a viralização dos mais diversos conteúdos, ou seja, a intensa disseminação da informação em ambiente virtual, a presença online ganhou um enorme peso na atividade de profissionais do mercado imobiliário. Justamente por isso é que recursos como sites, blogs, newsletters, e-mail marketing, entre outros, se tornaram verdadeiros diferenciais na hora de comercializar imóveis.
Fornecer material único e original ao usuário, com rapidez e agilidade, portanto, pode ser uma das respostas à mudança de comportamento do consumidor – esteja ele interessado em comprar um imóvel em São Paulo, no Rio de Janeiro ou fora do país.
Sendo assim, saber atender o seu cliente também fora dos meios convencionais é um dos grandes diferenciais de sucesso para quem trabalha com imóveis – ainda mais, se considerarmos tempos em que a credibilidade de uma empresa, é julgada, até mesmo, pela aparência de sua página corporativa (e não perfil pessoal) no Facebook.