Uncategorized

O efeito das estampas na decoração

Quando o assunto é decoração, logo se pensa em cores e estampas dos móveis e objetos. Desde a década de 90, as tendências decorativas estavam focadas em um estilo mais minimalista, ou seja, era comuns os ambientes compostos por tons neutros e tecidos lisos.

No entanto, com intenção de colorir, alegrar e dar um toque mais moderno dentro de casa, as estampas se concretizaram como forte tendência. Entre as estampas em alta, se destacam as de flores, borboletas, listras e bolinhas, que, quando bem utilizadas, são capazes de criar um ar mais descontraído e animado.

A cortina florida combina com as almofadas dispostas no sofá, deixando o ambiente mais alegre e romântico | Foto: Decorações.

As estampas de motivos florais são ótimas para ambientes de maior convívio social, como a sala, por exemplo. A dica é apostar em uma única peça grande floral e deixar as demais com tons neutros e lisos. Já para ambientes como o quarto, os desenhos florais combinam com pequenos detalhes, como os abajures e as roupas de cama, por exemplo.

Para a cozinha, as estampas de borboletas são bem-vindas, já que são capazes de tornar esse ambiente mais alegre durante o dia-a-dia. O desenho pode ser aplicado nos objetos decorativos, utensílios, eletrodomésticos ou até mesmo em alguns azulejos da parede.

Os tapetes listrados garantem a impressão espaço ampliado, nesses dois ambientes | Foto: Agulhas e Pincéis.

Uma ideia para ampliar ambientes pequenos é apostar nas estampas listradas. O recomendado é usar as listras mais grossas e contrastantes nos objetos de maior destaque, já os detalhes ou pequenos artigos decorativos combinam mais com as listras finas e uniformes.

Charmosas e delicadas, as estampas de bolinhas, também conhecidas como poás, criam um ar mais vintage, aparecendo em louças, roupas de cama, almofadas, entre outros acessórios. A figura é bastante versátil e pode, inclusive, compor até mesmo uma parede inteira.

Independente do tipo de estampa, o importante é manter o equilíbrio entre elas, harmonizando os espaços de dentro de casa. Assim, evita-se ambientes muito carregados e coloridos, que acabam se tornando cansativos. Em casos de dúvida, o melhor é dosar as estampas com as cores neutras e lisas.