Decorar a casa ou apartamento nas cores preto e branco sempre foi tendência. Juntas, estas duas cores são sinônimos de sofisticação e elegância, inclusive em ambientes mais simples. No entanto, para garantir o efeito esperado, é preciso considerar o estilo e tamanho do espaço, bem como os móveis e os artigos que também farão parte da decoração.
O primeiro passo é definir em qual estilo o cômodo será decorado, levando em consideração o seu espaço interno. Entre as opções as mais comuns, estão:
– a decoração contemporânea minimalista, que aposta em traços puros de branco ou preto total;
– a decoração casual e chique, que faz uma mistura descontraída entre móveis e padrões;
– e a decoração clássica, que apresenta maiores detalhes e padrões mais sofisticados.
As paredes podem ser pintadas de preto, mas somente quando o ambiente é espaçoso e tem maiores dimensões. Para não carregar, o ideal é escolher uma parede que será o centro das atenções e pintá-la nessa cor. Já nos lugares pequenos, a ideia é que as paredes sejam brancas, garantindo um efeito de espaço mais amplo. Nesses casos, a cor preta deve aparecer nos móveis e nos detalhes, como no sofá e demais objetos ou artigos decorativos.
Como manter a decoração toda em preto e branco pode deixar o ambiente com um aspecto muito sóbrio ou depressivo, a estratégia é colocar uma cor mais viva nos objetos e acessórios para quebrar o clima sério do cômodo.
Misturar estampas padrões e lisas também pode ser interessante, sobretudo quando o objetivo é criar um ambiente mais animado e moderno. Uma sala de paredes lisas na cor branca, por exemplo, pode ser contrastada com sofás e poltronas estampadas em preto e branco. O cuidado, porém, diz respeito ao equilíbrio, não usando estampas muito apelativas. Uma ideia simples e econômica é adotar uma estampa padrão, o xadrez, por exemplo, no tapete ou nas almofadas, caso o sofá seja liso.
A decoração em preto e branco garante elegância e bom gosto a qualquer ambiente, desde que ela seja equilibrada e crie um ambiente harmônico e convidativo.