Uncategorized

Portabilidade de financiamento imobiliário: saiba como proceder

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Índice

Uma das novidades mais comentadas no setor de financiamento imobiliário, a chamada portabilidade trouxe novas possibilidades de negociação para os brasileiros. Permitindo a troca do financiamento de uma instituição para a outra, a opção, porém, ainda levanta dúvidas sobre seu funcionamento.

Na tentativa de solucionar questões sobre a novidade, confira algumas dicas como proceder, caso encontre alternativas mais vantajosas para o seu financiamento. Saiba mais!

Mesmo sendo um procedimento tido como simples, a portabilidade exige custos que devem ser bem avaliados | Via: TRE.

Primeiros passos

Ao optar pela portabilidade, a primeira coisa a ser feita é procurar pela nova instituição financeira desejada e informar-se a respeito dos procedimentos necessários para a troca. Em seguida, o dono do financiamento (mutuário) deve se dirigir à instituição em que está vinculado com o seu atual financiamento para comunicar o desejo da transferência. Feito isso, o mutuário é acompanhado pela instituição durante os futuros procedimentos a serem adotados.

Custos

Simular portabilidade de Financiamento

Embora seja um procedimento simples, a portabilidade envolve custos que devem ser bem avaliados. Nesse sentido, é preciso, portanto, se informar diretamente com as duas instituições envolvidas a respeito dos custos do procedimento.

Além disso, a transação inclui gastos como a taxa de juros da operação, os possíveis prêmios de seguro obrigatórios (DFI e MIP, por exemplo) e o custo de formalização da operação no Registro Geral de Imóveis (RGI).

Registro de imóveis

Por falar no Registro Geral de Imóveis, é importante ressaltar que ao optar pela portabilidade, é necessário fazer um novo registro do bem. Além disso, a transação de uma instituição para outra também deve ser formalizada junto ao RGI, revendo informações presentes em documentos relacionados ao financiamento.

Preciso ser corretor de imóveis para participar?

Não! Imobiliárias, consultores financeiros do setor imobiliário e proprietários de imóveis também podem participar.

Quanto tempo demora para receber a comissão?

O pagamento da comissão ocorre após a assinatura do contrato e o registro do financiamento em cartório.

A Agente Imóvel trabalha com quais bancos?

A Agente Imóvel possui parcerias com a maioria dos principais bancos do Brasil (Santander, Caixa, Itaú, BRB, Bradesco, entre outros), garantindo sempre as melhores condições.

Existe um limite de indicações por parceiro?

Não há limite! Quanto mais clientes indicar, mais comissões você ganha.

Gostou este artigo?