Embora interdependentes, o uso não equivale à estratégia, quando o assunto é aproveitar os recursos das redes sociais em estratégias de marketing. Muito se fala sobre a importância de tê-las como aliadas para a publicidade e, com isso, alguns erros acabam passam despercebidos, principalmente quando ainda prevalece a ideia de que basta ter um perfil ou uma página e fazer postagens aleatórias para atingir determinado público.
O primeiro e mais importante passo é saber que usar as redes de modo estratégico significa adotar posturas pensadas e focadas no objetivo de criar relacionamento, aumentar a visibilidade e os negócios de sua empresa. Para tanto, alguns problemas devem ser evitados ou contornados. Confira alguns exemplos e planeje suas ações.
Falta de tempo e foco
Enfrentado por pequenas e médias empresas, a falta de tempo para manter os perfis atualizados com conteúdos relevantes é uma das causas que fazem com que as redes sociais sejam deixadas de lado. Junto à falta de tempo, há a falta de um profissional específico para essa função, o que seria ideal.
A justificativa, geralmente, está na ausência de recursos e condições para contratar uma pessoa ou empresa para desempenhar a atividade. Para solucionar esta situação, no entanto, não é necessário muito investimento. Basta dividir a produção, bem como atualização desses conteúdos entre os funcionários e diferentes equipes da sua empresa, respeitando aqueles não querem ou não se sentem à vontade para realizar esta tarefa.
Outro problema muito comum está relacionado à grande quantidade de redes sociais, o que desperta a tentação de ter perfis em todas ou no maior número possível. Este impulso, na verdade, deve ser evitado, já que, com a falta de tempo, por exemplo, o máximo que vai acontecer é a criação de diversos perfis e páginas que permanecerão desatualizados, o que demonstra falta de comprometimento a qualquer marca e empresa.
Por isso, o ideal é se concentrar nas redes mais relevantes, como o Facebook, Orkut, Twitter e Tumblr, por exemplo, que são as mais expressivas. Além disso, faz-se necessário escolher a plataforma que melhor se adéque ao perfil dos seus negócios. No ramo imobiliário, uma boa opção seria o “Pinterest”, que permite a criação e compartilhamento de fotos, o que acaba servindo como uma vitrine para seus produtos.
Ausência de monitoramento e de preparo para lidar com críticas negativas
Não monitorar o impacto e alcance de seus posts é outro problema comum em campanhas de marketing em redes sociais. Para fazer o monitoramento, é possível utilizar uma série de ferramentas gratuitas na internet. O Twitter e o Facebook, por exemplo, apresentam diferentes recursos nesse sentido.
Além disso, responder pronta e educadamente aos clientes ou usuários que apontarem algum problema em seus serviços ou produtos é essencial para evitar que o buzz negativo cresça. Afinal, as pessoas se sentem mais poderosas na internet e isso faz com que ajam em grupo para “combater” injustiças.
Por isso, ao receber uma crítica ou avaliação que não esteja de acordo com o que deseja receber, estude-a, veja em que aspecto e até que ponto ela está correta. Para então responder assumindo suas falhas, quando houver, e apresentando soluções. Além disso, agradeça ao seu cliente, afinal, ele está indicando em que ponto você precisa melhorar, sendo desnecessário vê-lo como inimigo e fundamental encará-lo como aliado.
Dessa forma, os principais problemas encontrados por quem quer usar as redes sociais a seu favor são contornados e as chances de sucesso se tornam, a cada dia, maiores.