No mercado imobiliário tão importante quanto usar corretamente as ferramentas para elevar a produtividade é mensurar constantemente os resultados. Mas quais são os indicadores mais importantes para o corretor de imóveis?
Criamos uma lista para explicar o que são e quais os essenciais para o seu trabalho, explicando exatamente como podem ajudar a ter um desempenho cada vez melhor, identificando problemas em sua atuação como corretor e na criação de estratégias eficientes para a venda.
- Taxa de conversão:
A taxa de conversão ajuda você a perceber se as oportunidades estão sendo devidamente aproveitadas pela sua equipe. Basicamente ele calcula a média de negócios fechados em relação às solicitações de clientes.
No caso da taxa de conversão o valor da venda não é levado em consideração, mas sim o resultado final: se foi realizada ou não.
A sua principal utilidade é verificar o nível de rejeição dos corretores, o que possibilita que você busque por soluções pontuais para os problemas. A ideia da taxa de conversão é mapear falhas no de venda para que você consiga solucioná-lo.
- Ticket médio:
Talvez esse um dos indicadores mais importantes, ou o mais importante. Quando falamos de ticket médio estamos falando, literalmente, de quanto dinheiro está entrando no seu bolso.
Ou seja, trata-se do valor de suas vendas. Vender muitos imóveis é ótimo para o tópico anterior, a taxa de conversão. Mas vender imóveis de valores mais altos é muito mais interessante financeiramente falando.
Para equipes, esse indicador permite que o líder verifique quanto em média cada membro vende, e com isso crie treinamentos e campanhas para estimular que eles vendam cada vez mais.
- Tempo médio de negociação:
Quanto tempo os seus corretores passam em negociação com um cliente? Enquanto ele está trabalhando com esse cliente de maneira demorada, pode ser que outras oportunidades estejam sendo desperdiçadas, certo?
Mas também pode ser que o seu vendedor esteja acelerando muito o processo, e por isso prejudica o processo de venda. Qualquer das situações podem ser analisadas e corrigidas quando você usa o indicador de tempo médio de negociação.
- Follow Up:
E quando uma venda não é fechada, o mais interessante é deixar aquele cliente para lá e esquecê-lo para sempre, certo? Errado. A sua equipe deve ter uma meta de follow up, ou seja, de retorno, para cumprir.
Se um cliente não fechou uma compra, nada impede que quando surgir um imóvel justamente com aquele perfil a sua empresa volte a contatá-lo. Aproveitamento de oportunidade é a regra número 1.
- Nível de serviço:
Mais um dos indicadores importantes para o corretor, o nível de serviço deve medir o rendimento de um corretor além do fator venda.
Basicamente, esse indicador tem a função de analisar se o vendedor tem um bom desempenho, e se representa positivamente a empresa no mercado.
Para que o nível seja devidamente medido, é necessário definir quais são os requisitos de qualidade que serão analisados. Muitas vezes são utilizados os requisitos anteriormente citados, e alguns outros relacionados a comportamento e atendimento. A análise será tanto quantitativa quanto qualitativa.
Por que usar indicadores em seu trabalho como corretor de imóveis?
São tantos os motivos para usar os indicadores. Aproveitar os cálculos para conseguir mensurar a qualidade do trabalho é uma maneira de identificar qualquer problema, e com isso corrigi-lo antes que se torne grave.
A utilização dos indicadores mais importantes para o corretor de imóveis é essencial para uma gestão de qualidade, que visa não apenas aumentar os números através das vendas, mas sim do crescimento e desenvolvimento de todos os profissionais.
Para ter o devido sucesso, você precisa definir o que chamamos de “Indicadores Chaves”, que são aqueles mais importantes para o seu negócio, de acordo com as suas metas e objetivos.
Cada empresa tem um perfil e uma demanda. Por isso você precisa focar no que é importante para o seu negócio, e definir quais são os indicadores que vão lhe apontar os números cruciais para o seu crescimento.
O indicador deve trazer soluções, e ajudar você e a sua equipe a tomar decisões mais assertivas, mudar estratégias e criar campanhas que consigam trazer bons resultados.
Alguns outros números são essenciais para o seu negócio, como aqueles que dizem respeito ao número de visitas que a sua imobiliária realiza, ou número de propostas que são emitidas.
Tudo isso tem como objetivo te dar um panorama de como a sua empresa está realizando o trabalho, e como você pode obter resultados cada vez melhores.
- Indicadores de desempenho:
Os indicadores de desempenho são alguns dos mais utilizados. Isso porque eles têm a função de analisar especificamente o desempenho da equipe, e geralmente os problemas podem ser resolvidos quando a equipe é devidamente orientada.
Analisar e acompanhar a produtividade dos corretores não é somente uma forma de controlar os números, mas principalmente de coletar material para criar campanhas e estratégias mais agressivas de venda.
Com esses indicadores que apresentamos aqui, você tem material para reunir dados importantes sobre a sua empresa. Mas acima de tudo, é necessário identificar quais são as necessidades particulares de sua imobiliária.
Utilize os indicadores para trazer mais qualidade e produtividade ao seu trabalho, rendendo lucros maiores e, acima de tudo, conquistando cada vez mais clientes.