O uso da internet no processo de busca e compra de imóveis é cada vez mais habitual. O consumidor brasileiro está hiper – hiperconectado, hipermóvel e hiperinformado. Em 2013, 60% do processo de compra de imóveis foi realizado online, de acordo com a pesquisa Think Real Estate with Google 2013.
Seja do computador ou do celular vale dar uma navegada na internet antes de sair de casa para visitar um imóvel. Se você está começando a sua pesquisa, selecionamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida. Confira a compartilhe!
1) Pesquise imóveis em portais imobiliários
Os portais imobiliários podem ser seu melhor amigo na busca por imóveis. Confie neles, todas as grandes ofertas estão nesses sites e todas as informações são confiáveis. Esses sites vão otimizar a sua busca. Se você ainda não conhece, navegue pelo portal Agente Imóvel, todos os dias tem novos achados de imóveis.
2) Conheça os preços do mercado
O desafio de todo mundo é encontrar um preço acessível ao bolso. Para isso, é preciso pesquisar e comparar os preços das ofertas existentes. Por exemplo, compare o valor do imóvel que você se interessou pelo preço de outros imóveis similares na região. Assim, você vai saber se o valor cobrado está fora da realidade do mercado. A ferramenta que monitora o preço dos imóveis do Agente Imóvel pode facilitar e muito sua vida. Corre lá para conhecer!
3) Simulador de financiamento
Para saber se o valor do imóvel que se interessou cabe no seu bolso, você pode acessar os sites das instituições financeiras e realizar uma simulação de financiamento imobiliário. Todos os bancos disponibilizam um simulador gratuito no site. Assim, você consegue comparar quais instituições oferecem as melhores condições de financiamento do mercado.
4) Armazene todas as informações
Quando se está buscando um imóvel para comprar você levanta várias informações de mais de um imóvel. Essa etapa exige um pouco de organização e planejamento. Para não perder tempo e nem informação no meio do caminho, alguns aplicativos de armazenamento de informações podem te ajudar. Uma opção é o Evernote, que permite o usuário criar notas, guarda textos, digitalizar anotações feitas em papel, tirar fotos e incluir anotações em pdf. Para algumas pessoas o bloco de notas do Windows pode ser suficiente.
Links úteis:
Simulador de financiamento Caixa Econômica Federal
Simulador de financiamento Itaú
Simulador de financiamento Santander
Simulador de financiamento Banco do Brasil
Simulador de financiamento Bradesco