O turismo de eventos (conhecido igualmente como turismo de negócios) abrange atividades como hospedagem, alimentação, lazer e transporte direcionados aos setores comerciais e industriais.
O objetivo é estabelecer maior contato com empresas nacionais e internacionais, possibilitando o aumento no número de contratos, convênios, compra e venda de serviços e produtos.
Estudos realizados pela ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) apontam que o Brasil está entre os principais países do mundo na organização de eventos internacionais.
Os principais motivos dessa preferência internacional para a idealização e realização de eventos em território brasileiro é que, além de possuir infraestrutura suficiente para receber os visitantes, o país também conta com vários pontos turísticos populares, oferecendo assim novas oportunidades de negócio e diversão.
A tendência pode ser bastante atraente para quem trabalha com o aluguel por temporada, pois permite negociações do tipo mesmo fora de época. Ou seja, nos meses em que a casa ou apartamento geralmente alugado durante o verão, ficaria vazio, passa haver movimentação nas cidades e lucro para quem está de olho no mercado.
Entre os locais que mais recebem tais eventos, estão as seguintes cidades:
– São Paulo. A cidade recebe cerca de 80% dos eventos (feiras e congressos) realizados no Brasil. Boa parte desta intensa movimentação ocorre devido ao grande número de hotéis e apartamentos disponíveis na cidade e vida cultural agitada da grande região paulista;
– Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa é conhecida mundialmente por suas paisagens naturais e receptividade. Mas, além de suas belas praias, o local possui também estrutura adequada e grandes centros de cultura perfeitamente equipados para receber a visita de empresários e acadêmicos interessados no turismo de negócios. Outro fator que colabora com o aumento de eventos na cidade são as grandes possibilidades de aluguel por temporada que tem sido a alternativa às pessoas que não conseguiram se hospedar em um hotel, por exemplo;
– Recife. Abrigando grande variedade de hotéis, dos mais luxuosos aos mais simples, Recife disponibiliza aos seus turistas uma vida noturna agitada, belezas naturais e grande diversidade de agências de viagem. A capital pernambucana conta também com aeroporto internacional e terminal rodoviário;
– Porto Alegre. O sul do Brasil não poderia ficar de fora. A capital gaúcha conta com a vantagem da boa localização e qualidade de atrações turísticas disponíveis, o que torna o destino ainda mais atraente;
– Belo Horizonte. A capital mineira dispõe atualmente de excelentes serviços de hospedagem e alimentação para receber seus visitantes e, por isso, cresce no mercado de turismo de negócios, estando agora entre as principais cidades para realizar eventos do Brasil.
A tendência é que o turismo de eventos cresça ainda mais no Brasil, tendo em vista o reconhecimento internacional que o país conquistou ao ser eleito sede da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas de 2016. A boa notícia beneficia a todos, já que diferentes setores podem lucrar com este tipo de turismo, principalmente aqueles que trabalham com o aluguel por temporada e abre as portas de suas casas para melhor acolher os estrangeiros.